Suspense sobre exposição de crianças na internet premiado no Festival do Rio, “#SalveRosa” estreia nesta quinta-feira (23/10)
- Lagoa Nerd

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Dirigido por Susanna Lira e protagonizado por Karine Teles e Klara Castanho, filme chega a 220 salas de cinema em todo o Brasil

Crédito: Nat Odenbreit
O suspense “#SalveRosa” estreia nos cinemas nesta quinta-feira, 23 de outubro, com distribuição da ELO STUDIOS. Dirigido por Susanna Lira e protagonizado por Karine Teles e Klara Castanho, o longa aborda a delicada e urgente questão da exposição de crianças e jovens na internet.
Com uma trama instigante e um debate atual, o filme venceu três prêmios no Festival do Rio, pela mostra Première Brasil, no início do mês: Melhor Filme pelo Voto Popular, Melhor Atriz (Klara Castanho) e Melhor Figurino (Renata Russo).
Após a ótima recepção no festival, “#SalveRosa” estreia em 220 salas pelo país, alcançando o público de importantes praças como Salvador, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, entre outras.
“Ver esse filme chegar às salas de cinema significa também romper o silêncio em torno de um tema ainda tabu. O suspense e o drama funcionam como um espelho: o público entra pela emoção, mas sai com um alerta. Minha expectativa maior é que #SalveRosa seja visto, debatido, discutido, porque só assim o cinema cumpre seu papel de mobilizar e transformar”, destaca a diretora Susanna Lira.
O filme acompanha a vida de Rosa (Klara Castanho), uma influenciadora digital de 13 anos com dois milhões de seguidores encantados por suas reviews de brinquedos. Fora das câmeras, porém, sua rotina é marcada por um ritmo exaustivo e pelo controle constante de sua mãe, Dora (Karine Teles), que gerencia desde a dieta até as interações da filha nas redes. A presença obsessiva de Dora é onipresente e sufocante, revelando uma relação sombria que esconde segredos prestes a serem desvendados. Neste thriller cheio de reviravoltas, nada é o que parece.
“A Rosa é um conjunto de muitas. Como uma mulher de 23 anos vivendo uma menina de 13, estudei desde a forma de falar até o jeito de mexer no cabelo. Li muito, assisti muita coisa e, principalmente, deixei florescer o que parecia certo pra ela aos poucos, no processo de preparação”, explica Klara Castanho.
Para Karine Teles, um dos principais desafios foi dosar as nuances da personagem para manter o público imerso no mistério.
“Dora é uma mulher com muitos segredos e uma fachada de perfeição que engana muita gente. Dosar a medida das mentiras, da manipulação e do seu carisma foi algo fundamental para que a trama se sustentasse. Seu lado sedutor também foi um grande desafio - o maior, talvez”, conta a atriz.
“#SalveRosa” é dirigido por Susanna Lira e produzido pela Panorâmica, em coprodução com a ELO STUDIOS e a Paramount Pictures. A ideia original é de Mara Lobão, com roteiro de Ângela Hirata Fabri.
Ficha técnica
Direção: Susanna Lira
Criação: Mara Lobão
Produção e Supervisão Artística: Mara Lobão e Rodrigo MontenegroRoteiro: Ângela Hirata Fabri
Diretora de Fotografia: Lílis Soares
Diretora de Arte: Monica Palazzo, ABC
Montagem: Diana Vasconcellos, ABC
Produção Executiva: Vanessa JardimLine Producer: Leila Lobão
Direção de Produção: Renata Martins
Figurinista: Renata Russo
Caracterizador: Luiz GaiaTrilha Sonora Original: Flavia Tygel
Trilha Sonora Universo Rosa: Ruben Feffer
Técnico de Som: Marcel Costa
Susanna LiraSusanna Lira é uma cineasta com uma longa e reconhecida carreira no Brasil e no exterior. Pós-graduada em Filosofia, Direito Internacional e Direitos Humanos, com especialização em biopolítica criminal e mestre em Psicanálise. Já dirigiu 19 longas e dezenas de curtas e séries. Seus trabalhos mais recentes são: #SalveRosa (com Klara Castanho e Karine Teles) que será lançado ainda em 2025, o documentário Fernanda Young: Foge-me Ao Controle; a série Jessie & Colombo (Globoplay), série Adriano Imperador para a Paramount e Casão, Num Jogo sem Regras para o Globoplay. Também foi diretora geral da série de ficção de 10 episódios intitulada Não Foi Minha Culpa para a Star +.
Panorâmica
PANORÂMICA é uma produtora independente, fundada em 2003 por Mara Lobão membra da International Academy of Television, Arts & Science e Rodrigo Montenegro, que já criou e produziu mais de 50 séries de diferentes formatos e 15 filmes de longa-metragem. Desenvolve e produz conteúdo original para os principais streamings do mercado como: Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay, Max, Disney+ entre outros e também para o cinema como Disney, Paramount, WarnerBros, Fox, Telefilms/Galeria, Elo Studios, entre outros. Seus produtos são reconhecidos pela crítica (Emmy, Banff, Prêmios Produ, APCA, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro) e pelo público brasileiro e internacional.
Elo Studios
A ELO STUDIOS é uma referência no setor audiovisual, dedicada à produção, financiamento e distribuição de conteúdo que reflete a diversidade do público brasileiro e busca entreter e impactar positivamente uma ampla audiência. ELO STUDIOS é responsável por produções originais aclamadas como “Caindo na Real” (TELECINE), “Avenida Beira Mar” (vencedor de Melhor Direção no Festival Internacional de Guadalajara), “Divinas” (Lifetime), “Lupi e Baduki” (HBO Max), “Desafio Impossível” (Disney+), “Trace Trends” (Globoplay) e “You Are Not a Soldier” (HBO Max, Hot Docs).
A empresa também produz e distribui conteúdos de branded entertainment com foco em entretenimento de impacto. Entre os casos de sucesso estão “Contar para Viver” (contra a discriminação - Unesco/Cappuccino) e “A Verdade da Mentira” (combate a fake news - History Channel/IT&E).
Desde 2005, a ELO STUDIOS distribuiu mais de 500 títulos de todas as regiões do Brasil, exibidos em mais de 100 países e premiados internacionalmente. Do seu catálogo, mais de 120 longas-metragens foram lançados em cinemas brasileiros, incluindo “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos, o filme nacional mais assistido em 2022.
O lineup mais recente inclui 12 títulos, como as comédias “Viva a Vida” com Thati Lopes e Rodrigo Simas; “Caindo na Real” com Evelyn Castro e o cantor Belo; e “Saideira” protagonizado por Thati Lopes e Luciana Paes.
Liderada por Sabrina Nudeliman Wagon (CEO), Ruben e Flavia Feffer, a ELO STUDIOS promove a pluralidade de histórias na frente e atrás das câmeras através de iniciativas como o SELO ELAS - uma incubadora que potencializa filmes dirigidos por mulheres, tendo atendido mais de 40 diretoras.
Paramount Pictures Brasil
A Paramount Pictures Brasil atua no mercado audiovisual no Brasil desde 1916 com foco no seu conteúdo original, mas também fomenta e apoia o desenvolvimento do cinema brasileiro investindo em conteúdo local. A distribuidora foi responsável pela distribuição de clássicos nacionais, como “Vinicius” (2005), “Tropa de Elite” (2007), “Última Parada 174” (2008), “Homem do Futuro” (2011) e “Raul – O início, o Fim e o Meio” (2012) pra citar alguns. Hoje o estúdio atua como coprodutor de diversas produções nacionais, como “Os Homens São de Marte” (2014), “Loucas pra Casar” (2015), “O Shaolin do Sertão” (2016), “Minha Mãe é uma Peça 2” (2016), “Minha Mãe é uma Peça 3” (2019), “Turma da Mônica - Laços” (2019), “Turma da Mônica - Lições” (2021), Minha Irmã e Eu (2023), Pedágio (2023) e Chico Bento (2024) entre outros.






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