top of page

TRON: ARES TRAZ NINE INCH NAILS, BANDA DE VENCEDORES DO OSCAR, PARA MANTER TRADIÇÃO VIVA

Banda admirada por David Bowie e Lady Gaga dá sequência ao legado musical que inclui Daft Punk

Créditos Divulgaçao
Créditos Divulgaçao

Tron: Ares ainda nem chegou aos cinemas, mas já garantiu que vai honrar uma das tradições mais importantes da franquia. Afinal, entre a pioneira abordagem da tecnologia e o uso revolucionário de computação gráfica, a saga também ficou marcada por trilhas sonoras memoráveis. Para dar sequência a esse legado, o novo filme da Disney escalou o Nine Inch Nails, importante banda de rock formada por músicos vencedores do Oscar.


O Nine Inch Nails foi formado no fim da década de 1980 por Trent Reznor, que decidiu tocar, sozinho, todos os instrumentos em suas composições. O estilo inovador do rock industrial e eletrônico saído da mente do músico angariou prêmios como o Grammy, levou o projeto ao Hall da Fama do Rock and Roll e arrebatou uma legião de fãs que inclui nomes como David Bowie e Lady Gaga.


Enquanto trabalhava em clássicos como “Wish”, “Closer” e “Hurt”, Reznor começou a se interessar também por produzir trilhas sonoras, o que fez em filmes como, Assassinos por Natureza (1994), de Oliver Stone, e Estrada Perdida (1997), de David Lynch. O músico compôs também a de Quake (1996), um dos jogos de videogame mais influentes de todos os tempos.


Seu auge na área cinematográfica veio em 2010, quando Trent Reznor se uniu a Atticus Ross, músico com quem havia colaborado no Nine Inch Nails, para compor os temas de A Rede Social (2010), filme de David Fincher sobre a criação do Facebook. A parceria deu certo e rendeu à dupla troféus de Oscar, Globo de Ouro e Critics' Choice Movie Awards.

Foto da banda Nine Inch Nails
Foto da banda Nine Inch Nails

A partir daí, os músicos se dividiram entre trabalhos nos cinemas e no Nine Inch Nails, que recebeu Ross como seu segundo membro oficial em 2016. Nesse período, a dupla venceu prêmios no Emmy, Grammy, BAFTA e mais um Oscar por Soul (2020), da Disney Pixar, cuja trilha sonora foi criada em parceria com o músico de jazz, Jon Batiste.


De Journey a Daft Punk: Tron no mundo da música


A escolha de um grupo de peso como o Nine Inch Nails para Tron: Ares é justificada pela tradição da franquia em colaborar com grandes músicos. O primeiro filme, Tron: Uma Odisseia Eletrônica (1982), teve trilha sonora de Wendy Carlos, vencedora do Grammy que havia trabalhado em clássicos como Laranja Mecânica (1971) e O Iluminado (1980). Além disso, o longa também teve canções originais da Journey, banda que havia acabado de estourar com o hit “Don’t Stop Believin’”. Para o longa, o grupo gravou as faixas "Only Solutions" e “1990's Theme".


Já a continuação, Tron: O Legado (2010), teve a trilha sonora composta por ninguém menos que o Daft Punk. A icônica dupla de música eletrônica misturou seus sintetizadores com uma orquestra em composições que não só embalaram a aventura, como chegaram ao top 5 das paradas musicais dos EUA. Um trabalho abrilhantado por uma rápida aparição da dupla no próprio filme como DJs de um clube no mundo virtual da Grade.

Foto do Daft Punk para Tron: O Legado
Foto do Daft Punk para Tron: O Legado

Como Tron trouxe o Nine Inch Nails de volta


A ideia de trazer Trent Reznor e Atticus Ross para compor a trilha sonora de Tron: Ares partiu do diretor, Joachim Rønning. “Queria que fosse uma versão mais ousada, destacando o contraste entre o mundo artificial e o real. Queria que tivesse um gosto industrial. Acho que já é uma das franquias mais maduras da Disney e, para mim, era importante levá-la ao próximo nível”, disse o cineasta à Billboard.


Porém, a escolha inédita de assinar as canções como o Nine Inch Nails partiu de uma sugestão de Tom MacDougall, presidente da Walt Disney Music. A ideia ajudou os músicos a encontrar o tom certo para o mundo de Tron: “Vou te dar alguns spoilers: não há um segundo de orquestra na nossa trilha sonora”, disse Reznor à revista Empire. “O conceito de vida artificial imbuída de sentimentos, emoções e um senso de questionamento ao próprio propósito e sua substituibilidade, falta de alma, de certa forma. Nós meio que nos baseamos nisso”.


Os fãs já puderam sentir um gostinho do que vem por aí com “As Alive as You Need Me to Be”, primeira canção do Nine Inch Nails em quatro anos.

Tron: Ares conta a história de Ares, programa de computador vivido por Jared Leto (Blade Runner 2049), que vem ao mundo real para cumprir uma missão perigosa. Com o retorno de Jeff Bridges, que marcou presença nos filmes anteriores, e a chegada de nomes como Evan Peters (Dahmer: Um Canibal Americano) e Gillian Anderson (Arquivo X), o longa chega aos cinemas do Brasil em 9 de outubro.

©2023 por Lagoa Nerd. 

bottom of page