top of page
  • Foto do escritorLagoaNerd

47ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA LEVARÁ PARTE DE SUA PROGRAMAÇÃO A MANAUS

m parceria com o Centro Cultural Casarão de Ideias, o evento promoverá sessões de filmes ao ar livre, em sala de cinema e em realidade virtual, integrando as comemorações de seis anos da sala de exibição no 1º Cine Casarão Festival


47ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA
47ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA

Pela primeira vez, a Mostra Internacional de Cinema, realizada anualmente em São Paulo, levará parte da seleção de sua 47ª edição ao Norte do País. Uma parceria com o Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI), em Manaus, vai contemplar a população manauara com a exibição de títulos brasileiros e internacionais em três locais do centro da cidade, entre os dias 27 e 29 de outubro. Além de sessões na rua e em salas de cinema, a mostra vai apresentar trabalhos em realidade virtual em praça pública, para crianças e adultos.

Para Renata de Almeida, diretora da mostra, estender parte da seleção para outras regiões do País é uma aspiração antiga, que se tornou possível com a parceria do Casarão de Ideias: “Acredito que o cinema tem um impacto transformador na vida das pessoas e permitir o acesso a filmes que não chegam ao circuito comercial, ajuda a população a refletir questões que podem contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária”.

O Centro Cultural Casarão de Ideias há 13 anos vem potencializando ações de intercâmbio, fomento e difusão no centro da cidade, desenvolvendo atividades culturais das mais diversas artes, além de ações sociais e de apoio ao empreendedorismo. Exposições, concertos, festivais de música e de literatura, apresentações de espetáculos de dança e teatro, shows musicais, oficinas e debates também fazem parte da intensa programação do espaço, que se tornou um ponto de referência cultural, social e afetivo da capital do Amazonas.

Segundo João Fernandes, diretor do Casarão de Ideias, a sala de cinema, por exemplo, nasceu do propósito de aproximar distâncias por meio da tela de projeção. “E o Cine Casarão Festival também surge dessa necessidade de democratizar cada vez o acesso e potencializar as produções locais, bem como gerar esse intercâmbio com produções nacionais e internacionais”, comenta.

Fernandes reforça que “festejar” os seis anos do Cine Casarão na rua, com a 1ª edição do festival e em parceria com Mostra Internacional de Cinema, dá a sensação de que tudo está no caminho certo. “Poder fomentar ainda mais o cinema em Manaus, no Amazonas, com um evento tão importante como a Mostra, acaba sendo um ‘encontro’ da nossa ação diária e da nossa missão como fazedores de cultura aqui no Norte do País”, finaliza.

A 47ª edição da Mostra Internacional de Cinema acontece em São Paulo, de 19 de outubro a 1º de novembro, e em Manaus, de 27 a 29 de outubro no Cine Casarão Festival.

3 visualizações0 comentário
bottom of page