top of page
  • Foto do escritorLagoaNerd/Karen

CAFI, filme de Lírio Ferreira e Natara Ney, estreia nos cinemas dia 16 de novembro

Realizado pela Luni Produções, o documentário acompanha o fotógrafo e artista plástico pernambucano Carlos da Silva Assunção Filho (1950-2019) em seus reencontros com amigos em Olinda/Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.



Nascido no Recife e criado no Rio de Janeiro, CAFI registrou em sua câmera fotográfica mais de 300 capas de discos, como a do álbum Clube da Esquina (1972) e a do “disco do tênis”, como ficou popularmente conhecido o primeiro LP solo do músico Lô Borges.

Nos encontros com os amigos Alceu Valença, Jards Macalé, Ronaldo Bastos, Deborah Colker, Miguel do Rio Branco, Zé Celso e Mestre Anderson Miguel, Cafi rememora seu trabalho e as tantas capas de discos. Somente para Milton Nascimento, o fotógrafo contabiliza 18 capas. “Com 31 cm por 31cm, a capa de disco sempre foi um espaço generoso para a criação. Você vende sensibilidade”, frisa o artista no filme.

O filme estreia dia 16 de novembro nos cinemas.

Sinopse: Na sua adolescência, Carlos Filho partiu da cidade do Recife para, com sua lente, olhar o mundo e seus desdobramentos. Movimentos culturais, contraculturais, maracatus rurais, povos originários personalidades marcantes, pessoas simples. Tudo era seu foco e ele clicou, com rara beleza, sem nunca esquecer do céu que consigo carregou de Pernambuco. CAFI é um road-movie documental sobre o olho, a câmera e o firmamento.

CAFI

Brasil, 2022, 76min, cor e p&b, 14 anos

Roteiro, direção e montagem: Lírio Ferreira e Natara Ney Argumento: Lírio Ferreira

Direção de produção: Karina Hoover

Produção executiva: Danielle Hoover e Lula Queiroga (Luni Produções)

Direção de fotografia: Beto Martins

Finalização e cor: Gabriel Çarungaua Motion design: Carla Sarmento

Animação: Xico Pessoa

Som direto: Xisto Ramos

Edição de som: Kiko Santana

Mixagem: Gera Vieira

Pesquisa de imagem: Antônio Venâncio

Pesquisa de fotos: Cafi

Pesquisa musical: Natara Ney

Trilha incidental: Jean Pierre e Lula Queiroga

Com Cafi, Mestre Anderson Miguel, Alceu Valença, Deborah Colker, Jards Macalé, Ronaldo Bastos, Miguel Do Rio Branco, José Celso, Martinez Corrêa, Lô Borges, Márcio Borges, Telo Borges, Marilton Borges, Otto, Maracatu Cambinda Brasileira, Companhia De Dança Deborah Colker e Teatro Oficina

Distribuição: Arthouse

4 visualizações0 comentário
bottom of page