O LONGA-METRAGEM TEM DIREÇÃO DE CÉDRIC KAHN, QUE TAMBÉM ASSINA O ROTEIRO. A DISTRIBUIÇÃO É DA BONFILM
‘Cinema é uma Droga Pesada’, do diretor e roteirista Cédric Kahn, estreia nos cinemas dia 11 abril, distribuído pela Bonfilm. A produção aborda com humor os problemas enfrentados por uma equipe para realizar seu filme. Integrante da programação do Festival Varilux 23 com o título “Making Of”, o longa fez sua première mundial no país antes de ser exibido comercialmente na França.
Cédric Kahn tem no currículo dezenas de filmes como ator, diretor e roteirista. Entre os títulos dirigidos por ele estão “Vida Selvagem” (2014), “A Prece (2018) e “Feliz Aniversário” (2019). Por “O Processo Goldman’, trabalho exibido em Cannes no ano passado, recebeu três indicações ao César 2024 nas categorias: melhor direção, melhor filme e melhor roteiro – junto com Nathalie Hertzberg.
Em entrevista para os materiais de divulgação de Cinema é uma Droga Pesada, o diretor fala sobre sua criação: “Este filme é um compilado de três projetos cinematográficos. O primeiro gira em torno dos trabalhadores em greve, o segundo segue um exausto e desgastado diretor que está preso em suas próprias contradições entre sua ética profissional e suas ambições, e o terceiro se concentra na filmagem de um making of que centra nos trabalhadores e não no filme”. E completa: “Para mim essas histórias ao serem reunidas se tornam uma comédia social, tendo o cinema com pano de fundo, num mundo que defende causas nobres ao mesmo tempo que reproduz desigualdades sociais”.
No longa, uma revolução operária está no centro do novo filme de Simon (Denis Podalydès/“O Melhor Professor da Minha Vida”), diretor renomado que vem sentindo o peso da idade. Ainda no início das filmagens, ele descobre que um mal-entendido com o roteiro pode impedir a realização do longa. Seus produtores querem reescrever a história e ameaçam retirar o investimento, sua equipe entra em greve pois está com salários atrasados e sua vida pessoal está em ruínas. Para completar, o ator principal da obra é desagradável e egocêntrico.
Em paralelo, Joseph (Stefan Crepon/“Peter von Kant”/“Lupin”), um jovem ator que atua como figurante na produção porque almeja entrar para a indústria do cinema, acaba sendo convidado para dirigir o making of da produção. Ao se esforçar neste papel como diretor, ele captura a confusão instalada e seu making of pode acabar sendo melhor que o próprio filme.
Além de Denis Podalydès, a produção conta no elenco com nomes como Stefan Crepon (“Peter von Kant”/“Lupin”) como Joseph; Souheila Yacoub (“Duna 2”/“O Próximo Passo”), como Nadia, a protagonista que fica na sombra de seu parceiro de filmagem; Jonathan Cohen (“Exército de Ladrões: Invasão da Europa”) interpretando Alain, o protagonista egocêntrico e arrogante; Emmanuelle Bercot (“Enquanto Vivo”) como Viviane, assistente de Simon; e Xavier Beauvois (“Albatros”), o produtor manipulador que desaparece em meio ao caos.
“Um filme dentro de um filme, hilário e cheio de profundidade”. Le Figaro
Tal como Truffaut em A Noite Americana, Cédric Kahn parece acreditar que o sucesso de um filme é sempre um milagre. É isso que seu filme mostra: a conspiração implacável de forças opostas e, de repente, o surgimento de uma resolução. O filme consegue nos fazer desejar um milagre e nos fazer torcer para que tudo acabe bem. Les Inrockuptibles
"Neste longa que também conta com algumas sequências ultra-românticas, rimos muito das desventuras do herói e das situações impossíveis que ele deve enfrentar". Le Parisien
CINEMA É UMA DROGA PESADA/Making Of
2023|Drama|1H59|Distribuição:Bonfilm|12 anos
Direção: Cédric Kahn
Elenco: Denis Podalydès, Jonathan Cohen, Emmanuelle Bercot, Stefan Crepon
Sinopse: Simon, um diretor experiente, começa a rodar um filme sobre a luta dos trabalhadores para salvar sua fábrica. Mas nada sai como planejado. Sua produtora deseja reescrever o final, sua equipe entra em greve, sua vida pessoal está em ruínas; e para piorar as coisas, o ator principal é um desagradável egocêntrico. Joseph, um jovem que deseja entrar na indústria do cinema, aceita dirigir o making of. Ele leva seu papel muito a sério e começa a capturar toda a confusão, provando que o making of pode às vezes ser bem melhor que o próprio filme!
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