“COMADRIO”: Novo longa da Elo Studios, Bolandeira Filmes e Modo Operante Produções celebra o Nordeste e a força feminina
- Lagoa Nerd

- 6 de ago.
- 4 min de leitura
A Elo Studios (São Paulo) em parceria com a Modo Operante Produções (Rio de Janeiro) e Bolandeira (Paraíba) iniciou a pré-produção do longa-metragem "Comadrio". Com direção da premiada cineasta Susanna Lira e produção executiva assinada pela paraibana Gretha Viana, que retorna ao Brasil após 15 anos de carreira na Europa, o filme une em sua narrativa a cultura do Nordeste e a força feminina.

Com filmagens previstas para 2026, "Comadrio" será gravado integralmente no interior da Paraíba e contará com um elenco 100% local, protagonizado pela atriz paraibana Mayana Neiva, conhecida nacionalmente por sua versatilidade e compromisso com a valorização da cultura nordestina.
A trama se passa no início dos anos 1990 e acompanha a história de uma menina de seis anos que descobre o valor da solidariedade, da tolerância e da vivência feminina ao ver sua mãe, uma jovem divorciada, acolher e amadrinhar uma adolescente trans.
Revelação - O roteiro é assinado pela escritora estreante Rayssa Medeiros, natural da Paraíba, e nasceu durante uma oficina ministrada por Susanna Lira no Fest Aruanda do Audiovisual Internacional da Paraíba, há cinco anos.
“Comadrio é uma produção multi-regional que evidencia o potencial criativo, diverso e técnico do audiovisual brasileiro. A escolha do roteiro, locações, elenco e equipe técnica locais reforça o compromisso com a valorização da diversidade de olhares do cinema nacional. Além disso, ressalta o papel da Paraíba como um polo em expansão na indústria cinematográfica nacional, tanto pela riqueza de seu território e suas histórias quanto pela capacidade de formar e reter talentos”, destacou a diretora Susanna Lira.
Este será o sexto filme de Susanna Lira em parceria com a Elo Studios, que estiveram juntas em projetos como “Damas do Samba” (2015), “Mussum, Um filme do Cacildis” (2018), “Torre das Donzelas” (2018), “#Salve Rosa” (com estreia prevista para o segundo semestre de 2025) e “Apenas Três Meninas” (em pré-produção).
ELO STUDIOS
A ELO STUDIOS acredita que histórias movem o mundo. Produzimos e distribuímos conteúdos que inspiram,provocam, conectam e reinventam perspectivas, levando narrativas impactantes a públicos diversos. Atuamos como ponte entre criadores e audiências globais, entregando entretenimento que desperta emoções, desafia e ressoa.
São mais de 20 produções originais, incluindo Caindo na Real (Telecine, TV Globo), Avenida Beira-Mar (vencedor do Festival de Guadalajara), Divinas (Lifetime), Desafio Impossível (Disney+) e Lupi & Baduki (Max), além de diversos projetos em diferentes estágios de desenvolvimento e produção.
Sempre com foco em inovação, autenticidade e impacto, produzimos branded entertainment, criando histórias envolventes em parceria com marcas, agências e canais. Entre os títulos, estão Mulheres no Comando (formato sobre empreendedorismo feminino apresentado por Fabi Saad) e Contar para Viver (Unesco/Cappuccino).
Desde 2005, a ELO STUDIOS distribuiu mais de 500 títulos de todas as regiões do Brasil, levando histórias brasileiras a mais de 100 países. Entre eles, O Menino e o Mundo, indicado ao Oscar. No cinema, mais de 120 filmes foram lançados, incluindo Medida Provisória, de Lázaro Ramos, o filme nacional mais assistido em 2022. O lineup dos próximos anos inclui grandes produções em parceria com Claro, Globo Filmes, Funcine Investimage, Paramount, Sony, Telecine e Warner.
Liderada por Ruben Feffer, Flavia Feffer e Sabrina Nudeliman Wagon (CEO), a ELO STUDIOS promove a inovação tanto em termos criativos quanto nos modelos de negócio, impulsionando narrativas que transcendem fronteiras e deixam um legado.
Modo Operante Produções:
A Modo Operante Produções está no mercado audiovisual desde 2004 desenvolvendo filmes, séries e documentários para televisão e cinema. Entre os seus principais clientes estão: TV Globo, Globoplay, Universal Channel, Discovery Channel, BBC, Canal Al Jazeera, Canal GNT, Canal Futura, Canal Curta!, Cinebrasil TV, FashionTV, TV Sesc, TV Câmara, Fashion TV, Globo Filmes, Fundação Ford, Agência DM9, Ministério da Saúde, Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, PNUD, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural dos Correios, Caixa Cultural, entre outros.
Sempre movida por temas que respeitam as diferenças sociais, culturais e de gênero, a equipe vem participando de importantes fóruns e seminários de conteúdo, principalmente relacionados a Direitos Humanos, e também está presente nos principais mercados audiovisuais. A Modo Operante acumula mais de 100 prêmios em festivais de cinema do Brasil e exterior, como Mostra de São Paulo, Festival do Rio, Festival de Brasília, ATLANTIDOC e FEMCINE.
Bolandeira:
Fundada em 2010, a Bolandeira Arte & Films é uma produtora independente, devidamente cadastrada na Agência Nacional de Cinema, sob nº 43466, e que, desde 2013 desenvolve ações no campo da promoção de produções audiovisuais e eventos correlatos. Assim tem sido sua trajetória, desde então, com a produção de curtas e longas-metragens e como principal protagonista na realização do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro (19ª edição em 2024), consagrado como o mais tradicional festival paraibano. Além disso, o evento se constitui, hoje, como uma das principais janelas para a difusão do audiovisual nordestino, brasileiro e até internacional através de intercâmbios com a Universidade Lusófona de Tecnologias e Humanidades (Lisboa). Desta relação de parceria, realizamos mostra competitiva de curtas-metragistas da União Europeia e está prevista para 2025 a abertura de novos braços internacionais com a Universidade de San Diego (Califórnia/EUA) e uma primeira mostra do cinema chinês, ambas no campo do curta-metragem.






Comentários