top of page

Ficção Americana – Uma boa comédia com uma sátira bem morna, com dramas pouco explorados, mas que tem boas atuações e boas reflexões no mercado literário, que pode se estender para outros contextos

O filme Ficção Americana teve sua estreia no Festival de Toronto no ano passado, tendo ganhado o prêmio do júri. Foi indicado ao Oscar de melhor filme na temporada, e chegou ao catálogo da Amazon Prime Vídeo, sem muitos alardes e com pouco divulgação (para não dizer jogado).

Ficção Americana
Ficção Americana


Dirigido e escrito por Cord Jefferson, o Longa conta com Jeffrey Wright, Issa Rae, Trace Ellis Ross, e Sterling K. Brown em seu elenco principal. Inclusive, dois atores concorrem ao Oscar no dia 10/03/2024 por suas atuações. São eles Jeffrey Wright (Melhor Ator) e Sterling K. Brown (Ator Coadjuvante) esse segundo com pouco tempo de tela, mas com presença importante para a narrativa.

 Baseado no romance Erasure de Percival Everett, de 2001 seguimos um professor-romancista com uma carreira bem estabelecida, escritor de vários livros, mas que não fazem tanto sucesso por acharem que seus livros não atraem um público abrangente, e que, rende uma excelente cena onde seus livros estão na categoria "escritor negro" onde claramente ele acha que são livros em que nada são caracterizados por esse subgênero e sim ficções. Com todos os problemas o mesmo retorna a sua cidade natal e reencontra familiares como sua irmã, sua mãe (essa com uma doença de degeneração mental) e seu irmão recém-divorciado e que acabara de se assumir homossexual.


Jeffrey Wright em Ficção Americana- créditos divulgação
Jeffrey Wright em Ficção Americana- créditos divulgação

No decorrer do longa temos um acontecimento que impacta na rotina do nosso protagonista, ali bem no início, já do desenvolvimento, onde o mesmo é obrigado ficar mais tempo nessa cidade, e cuidar de sua mãe. Aqui se inicia uma algo muito interessante por parte do filme, “Monk” como é chamado pelos familiares resolve escrever um livro completamente estereotipado e envia para publicar com um pseudônimo, com vergonha de que o livro fosse um fracasso, porém para sua surpresa o livro vira um tremendo sucesso de crítica e repercussão, ele é envolvido em várias situações bem engraçadas como dar entrevistas fingindo sem um ex-presidiário altamente perigoso, seja negociando os direitos de adaptação do livro e até escolha de elenco.


Na minha visão são as interações dos personagens que realmente se destacam aqui, o personagem do Sterling K. Brown que faz o seu irmão, (e diga se de passagem uma atuação que deveria ter mais tempo de tela e um melhor desenvolvimento), e passa por momentos de mudanças que mereciam mais atenção do texto, tem a vizinha da frente de Monk, onde eles dão início uma boa relação só que resolvida muito rápido tanto a aproximação quanto os problemas que surgem no decorrer da relação.


Ficção Americana- créditos divulgação
Ficção Americana- créditos divulgação

Esse longa esbarra em fragilidades da sua própria narrativa, a meu ver, corrida para desenvolver os dramas de seus personagens que acabam tendo desfechos bem insatisfatórios, pois tinha potencial nos arcos dramáticos pelo menos os do elenco principal, tem um excelente debate de Monk com uma escritora jovem que está fazendo sucesso, ambos negros, mas com visão bem distintas sobre a escrita deles, e mais uma vez são boas cenas, mas é pouco para torná-la uma trama mais bem memorável.


Ficção Americana na minha opinião é um bom filme, com boas atuações, mas que não mereceria estar na lista dos 10 indicados a melhor filme, por não ter uma narrativa poderosa, mesmo acreditando que a comédia é boa, mas como drama está abaixo.

 

Comentarios


©2023 por Lagoa Nerd. 

bottom of page