Fernanda Torres vence prêmio de Melhor Atriz de Drama no Satellite Awards nos Estados Unidos e comenta conquista
- Lagoa Nerd

- 27 de jan.
- 4 min de leitura
Com 550 cópias em cartaz “Ainda Estou Aqui” volta a ocupar o primeiro lugar no ranking brasileiro na 12ª semana

Crédito: Divulgação (Fernanda Torres e Camila Márdila)
A atriz Fernanda Torres ganhou mais um prêmio pela atuação em "Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles. Desta vez, foi o Satellite Awards, na categoria atriz em filme de drama. Criado em 1996, o Satellite Awards premia anualmente as contribuições notáveis do cinema, televisão e novas mídias, pela International Press Academy (IPA), associação de jornalistas de entretenimento. O filme também foi indicado ao prêmio na categoria de Melhor Filme Internacional. Fernanda Torres comemorou a premiação, “Acabei de ficar sabendo que eu recebi o prêmio de atriz no Satellite Awards, esta é mais uma conquista da Dona Eunice Paiva e desse filme maravilhoso que é o “Ainda Estou Aqui”. Estou muito feliz com o reconhecimento por esse filme, por essa história e também como ela está fazendo ao mover algumas questões no Brasil, como por exemplo a recente mudança da certidão de óbito do Rubens Paiva e de outros desaparecidos durante a ditadura militar, que agora consta a forma como eles morreram. Então é um filme de grande reparação histórica no Brasil e acho que tudo o que está acontecendo comigo é no fundo para essa mulher Eunice Paiva."
No Brasil, “Ainda Estou Aqui” é hoje o primeiro colocado no ranking brasileiro e teve um crescimento na média de mais de 80% em relação ao final de semana passado. Com um público de 3,778.000 milhões de espectadores na 12ª semana de exibição em 550 cinemas. Nas próximas semanas, o filme também chega a outros países europeus: na Itália, o lançamento ocorre no próximo dia 30 de janeiro, enquanto na Espanha e Inglaterra a abertura do filme será no dia 21 de fevereiro.
Além da nomeação ao Oscar, o longa de Walter Salles também foi recentemente indicado ao Dorian Awards (premiação concedida pela Associação LGBTQ de Críticos de Entretenimento). No Gold Derby Film Awards disputa quatro prêmios: Melhor Filme, Melhor Atriz (Fernanda Torres), Melhor Roteiro Adaptado (Murilo Hauser e Heitor Lorega) e Melhor Filme Internacional. No BAFTA (maior premiação do cinema britânico, concedida pela Academia Britânica de Cinema e Televisão) a competição é pelo prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa.
Selecionado para mais de 50 festivais internacionais, o reconhecimento da crítica e nos festivais se traduz em 24 premiações no Brasil e no mundo:
• Melhor Atriz em Drama - Fernanda Torres no Satellite Awards 2025
• Prêmio APCA - Melhor Filme, Melhor Atriz (Fernanda Torres)
• Melhor Filme de 2024 pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ)
• Prêmio da Associação de Críticos de Porto Rico - Melhor Longa-Metragem Internacional
• Festival de Cinema de Palm Springs - Melhor Longa-Metragem Internacional (FIPRESCI)
• Pingyao International Film Festival - Crouching Tiger Hidden Dragon East - West Award
- Philadelphia Film Festival - Masters Of Cinema (Prêmio do Público - Menção Honrosa)
• Globo de Ouro 2025 - Melhor Atriz em Filme de Drama (Fernanda Torres)
• Prêmio F5 - Melhor Filme, Infanto Juvenil (Cora Mora), Atuação (Fernanda Torres)
• New Mexico Critics Awards 2024 - Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Roteiro Adaptado (Runner-up 2 lugar)
• National Board of Review (NBR Awards) - Top Cinco Filmes Internacionais
• Prêmio Arcanjo de Cultura - Cinema (Ainda Estou Aqui)
• Festival international du film d'histoire de Pessac - Prix du Public, Prix Danielle Le Roy du Jury Étudiant
• Miami Film Festival - Prêmio do Público
• Mostra Internacional de Cinema de São Paulo - Melhor Filme Nacional de Ficção
• Mill Valley Film Festival - Favorito do Público
• Vancouver International Film Festival - Prêmio do Público
• Critics' Choice Association - Celebration of Latino Cinema & Television: Melhor Atriz Internacional (Fernanda Torres)
• Festival Internacional de Cinema de Veneza - Melhor Roteiro, SIGNIS Award, Green Drop Award
O filme foi um dos 20 títulos selecionados pela BBC para a prestigiosa lista de melhores filmes de 2024, foi escolhido por um júri de 100 jornalistas como o Melhor Filme de 2024 pela Revista Exame no Brasil, e foi reconhecido pela revista Hollywood Reporter – importante publicação americana sobre a indústria do entretenimento – como um dos dez melhores filmes de 2024. “Ainda Estou Aqui” também foi indicado a Melhor Filme pela Internacional Utah Film Critics Association, e Melhor Filme em Língua Estrangeira no North Carolina Film Critics Association Awards. E recebeu as indicações de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz em Filme de Drama, para Fernanda Torres, no Satellite Awards, premiação concedida pela Academia Internacional de Imprensa.
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva sobre a história de sua família, “Ainda Estou Aqui” é uma coprodução Brasil-França, e é o primeiro filme Original Globoplay, produzido por VideoFilmes, RT Features e Mact Productions, em coprodução com ARTE France e Conspiração, e tem distribuição nacional da Sony Pictures.
SINOPSE
Rio de Janeiro, início dos anos 70. O país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Estamos no centro de uma família, os Paiva: Rubens, Eunice e seus cinco filhos. Vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice - cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas - é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos. Baseada no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, a história emocionante dessa família ajudou a redefinir a história do país.






Comentários