top of page

HALLOWEEN CULT NA FILMICCA: UM GUIA DE FILMES PARA ENCARAR O MEDO

Do terror psicológico japonês de Kiyoshi Kurosawa ao cinema de horror nacional contemporâneo, descubra títulos que vão fazer você assistir de luz acesa


Nosferatu (1922), de F. W. Murnau
Nosferatu (1922), de F. W. Murnau

Com o Halloween se aproximando, a FILMICCA convida o público a mergulhar em um passeio cinematográfico pelo medo, pelo mistério e pelas sombras que habitam o cinema autoral dentro de sua lista Filwicca: Halloween Cult. A nova seleção especial da plataforma reúne títulos que atravessam décadas e geografias. do expressionismo alemão de Nosferatu (1922), de F. W. Murnau, à narrativa contemporâneas do diretor Matheus Marchetti.



Mais do que provocar sustos, os filmes escolhidos transitam entre diferentes medos e inquietações humanas, como o desejo e a culpa em Onibaba – A Mulher Demônio (1964), de Kaneto Shindô; o medo da tecnologia e da perda de identidade em eXistenZ (1999), de David Cronenberg e a violência silenciosa da vida doméstica em Creepy (2016), de Kiyoshi Kurosawa.



Da Islândia à Nigéria, passando pelo Brasil, Japão e Canadá, a seleção reafirma o compromisso da FILMICCA com um cinema diverso, e autoral. Confira a lista completa:


NOSFERATU (1922)F. W. Murnau

Alemanha


NOSFERATU (1922)
NOSFERATU (1922)

A aterrorizante lista da FILMICCA começa com um dos maiores clássicos do terror: Nosferatu (1922), sinfonia do horror dirigida por F. W. Murnau, um dos maiores nomes do cinema expressionista alemão e do Kammerspiel, movimento germanico da década de 20 marcado pelo pouco uso de diálogos e um grande foco nos personagens em tela. 



Em Nosferatu (1922), o misterioso Conde Orlok (Max Schreck) convoca o agente imobiliário Thomas Hutter (Gustav von Wangenheim) para seu remoto castelo nas montanhas da Transilvânia. Orlok busca comprar uma casa perto de Hutter e sua esposa, Ellen (Greta Schröder). Depois que Orlok revela sua natureza vampírica, Hutter luta para escapar do castelo, sabendo que Ellen está em grande perigo. Enquanto isso, Knock (Georg H. Schnell), o servo de Orlok, realiza os preparativos para que seu mestre chegue em seu novo lar.



CREEPY (2016)

Kiyoshi Kurosawa

Japão


CREEPY (2016)
CREEPY (2016)

Um dos maiores nomes recentes do cinema de terror japonês, Kiyoshi Kurosawa entra na lista com Creepy (2016), protagonizado por Hidetoshi Nishijima, Yuko Takeuchi, Teruyuki Kagawa, Haruna Kawaguchi e Masahiro Higashide.Em Creepy (2016), Takakura (Hidetoshi Nishijima) era detetive da polícia de Tóquio, se aposentou por causa de um grave incidente que o deixou traumatizado, e agora é professor de psicologia criminal na universidade. Esperando que esta nova carreira o leve a uma vida mais tranquila, ele e sua esposa Yasuko (Yuko Takeuchi) se mudam para um tranquilo bairro no subúrbio. Seus vizinhos imediatos são os Nishino. Embora Takakura tenha se afastado completamente do trabalho policial, ele não pode conter sua curiosidade quando Nogami (Masahiro Higashide), seu ex-colega, pede um conselho sobre um caso sem solução: o estranho desaparecimento de uma família que aparentemente fugiu de casa e seus corpos nunca foram encontrados. Um dia, Takakura é abordado pela filha do vizinho, que lhe diz: “Aquele homem na minha casa não é meu pai… Ele é um completo estranho”.Além desta, na FILMICCA é possível assistir outras obras de Kiyoshi Kurosawa como Antes Que Tudo Desapareça (2017) e O Fim da Viagem, O Começo de Tudo (2019).VERÃO FANTASMA (2022)Matheus Marchetti

Brasil


VERÃO FANTASMA (2022)

Matheus Marchetti

Brasil


VERÃO FANTASMA (2022)
VERÃO FANTASMA (2022)

Tendo apresentado, recentemente, seu novo filme Labirinto dos Garotos Perdidos (2025) na 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o jovem e promissor diretor Matheus Marchetti, conhecido por transitar entre o terror, o fantástico e o suspense, entra na aterrorizante lista da FILMICCA com seu longa Verão Fantasma (2022). O filme, um belíssimo pesadelo tropical, combina romance, sexualidade e mistério em uma narrativa brasileira, queer e hipnotizante, reafirmando a presença de Marchetti como um dos nomes mais instigantes do novo cinema de terror nacional.



A história se passa em algum lugar no litoral brasileiro, onde os adolescentes Lucas (João Felipe Saldanha) e Martin (Bruno Germano), se apaixonam enquanto investigam o desaparecimento de uma criança local. Mas o romance que floresceu entre eles é ameaçado por forças sinistras que espreitam sob uma paisagem idílica de verão.



Para conhecer mais sobre o trabalho de Marchetti, na FILMICCA é possível assistir a outros de seus filmes como As Núpcias de Drácula (2018) além dos curta-metragens O Bosque dos Sonâmbulos (2017) e O Solar dos Prazeres Noturnos (2024).


EXISTENZ (1999)

David Cronenberg

Canadá, Reino Unido


EXISTENZ (1999)
EXISTENZ (1999)

David Cronenberg é mais um grande nome do cinema mundial a aparecer na lista com eXistenZ (1999), clássico filmado na década de 1990, mas que aborda aflições atuais, explorando o futuro virtual da era dos videogames, com um grande elenco com nomes como Jennifer Jason Leigh, Jude Law, Ian Holm, Willem Dafoe e Sarah Polley.



Em eXistenZ (1999), Cronenberg apresenta um mundo onde os videogames evoluíram a ponto de serem capazes de interagir biologicamente com os jogadores por meio do uso de um cordão umbilical eletrônico. Após uma tentativa de assassinato, a designer do jogo eXistenZ teme que a cópia original do mesmo possa ter sido danificada. Junto com um estagiário, ela entra no mundo virtual do jogo, mas não demora muito para que eles comecem a ficar incertos sobre onde termina a jogabilidade violenta e a realidade começa…



Na FILMICCA, além do clássico retro-futurista, os assinantes também podem assistir a Scanners - Sua Mente Pode Destruir (1981) de David Cronnenberg. Obra que, assim como eXistenZ (1999), transita entre o terror e a ficção científica em uma história macabra e provocativa sobre as extensões e limites da mente humana.


QUANDO ÉRAMOS BRUXAS (1990)


Nietzchka Keene


Islândia, Estados Unidos


QUANDO ÉRAMOS BRUXAS (1990)
QUANDO ÉRAMOS BRUXAS (1990)

A lista segue com o primeiro papel no cinema de uma das maiores estrelas islandesas. Estrelada pela cantora Björk, o belo e impressionante filme de estreia da diretora Nietzchka Keene, Quando Éramos Bruxas (1990) é uma poderosa releitura feminista do conto dos irmãos Grimm, “A Amoreira”



Margit (Björk) e sua irmã Katla (Bryndis Petra Bragadóttir) fogem de sua terra natal na Islândia medieval em busca de segurança, depois que a mãe delas foi morta por praticar bruxaria. Precisando de um abrigo, Katla lança um feitiço sobre um jovem fazendeiro, o fazendo se apaixonar por ela e garantindo a proteção de Margit e dela. Mas o filho do fazendeiro a quer longe de sua casa.


AUDIÇÃO (1999)

Takashi Miike

Japão

AUDIÇÃO (1999)
AUDIÇÃO (1999)

Kiri-kiri-kiri… Entre o suspense e o puro terror psicológico, Audição (1999), de Takashi Miike, é constantemente citado entre os filmes mais perturbadores já feitos. Presente na lista da FILMICCA, essa obra-prima do horror japonês promete transformar seu Halloween em uma experiência inesquecível.



O longa apresenta o viúvo Shigeharu (Ryo Ishibashi), que aceita uma oferta de seu amigo para entrevistar diversas mulheres em uma audição encenada, para encontrar uma nova esposa. Shigeharu fica encantado por Asami (Eihi Shiina), uma mulher de 24 anos, que é imediatamente receptiva aos seus encantos. Mas logo as coisas tomam um rumo muito sombrio e distorcido quando descobrimos que Asami não é o que parece ser…


A MÁQUINA INFERNAL (2021)

Francis Vogner dos Reis

Brasil

A MÁQUINA INFERNAL (2021)
A MÁQUINA INFERNAL (2021)

Em A Máquina Infernal (2021), curta-metragem nacional dirigido por Francis Vogner dos Reis e ambientado no ABC Paulista, as máquinas gritam como se fossem corpos e os corpos humanos quebram como se fossem máquinas.



Misturando terror e suspense, acompanhamos a história de Sara (Carolina Castanho) que é contratada para fazer a manutenção de máquinas que quebram misteriosamente em uma velha fábrica metalúrgica em processo de falência no Grande ABC.  Entre extensas jornadas de trabalho e incertezas quanto ao futuro, um estranho e monstruoso som toma os espaços.


HOMENS BRANCOS ESTÃO ENLOUQUECENDO (1994)

Ngozi Onwurah

Reino Unido


HOMENS BRANCOS ESTÃO ENLOUQUECENDO (1994)
HOMENS BRANCOS ESTÃO ENLOUQUECENDO (1994)

Cheio de suspense, Homens Brancos Estão Enlouquecendo (1994), da diretora britânica-nigeriana Ngozi Onwurah, aborda a fetichização das mulheres negras como uma manifestação da insegurança masculina branca.



Na história, acompanhamos Maisie Blud (Theo Omambala), uma enigmática viúva negra sob investigação do detetive Margrave (Jon Finch)por seu envolvimento nos suicídios de homens brancos de sucesso. Entre a percepção e da realidade, o mito do feminino negro místico é explorado na forma de suspense.


ONIBABA - A MULHER DEMÔNIO (1964)

Kaneto Shindō

Japão

ONIBABA - A MULHER DEMÔNIO (1964)
ONIBABA - A MULHER DEMÔNIO (1964)

A aterrorizante lista de Halloween da FILMICCA segue com mais um clássico do cinema japonês. Impressionante, macabro e lírico, Onibaba – A Mulher Demônio é um conto popular arrepiante do mestre cineasta Kaneto Shindô.



Protagonizado por Nobuko Otowa, Jitsuko Yoshimura, Kei Satō e Jūkichi Unoe, o longa se passa no Japão medieval devastado pela guerra, onde uma mãe e uma nora são forçadas a assassinar samurais perdidos e vender seus pertences por grãos. Até que uma delas conhece um samurai misterioso usando uma máscara bizarra.



Onibaba – A Mulher Demônio foi inspirado em uma antiga parábola japonesa que conta a história de uma mãe revoltada com o envolvimento de sua filha com um padre. Tomada pelo ódio e pela repulsa, ela decide usar uma máscara demoníaca para se passar por um espírito maligno e assustar a jovem, fazendo-a acreditar que estava amaldiçoada. No entanto, sua crueldade é castigada: a máscara se funde ao seu rosto e, ao tentar removê-la, a mulher tem a carne arrancada junto, pagando um preço terrível por sua falsidade e arrogância.


MAMI WATA (2023)

C.J. “Fiery” Obasi

Nigéria


MAMI WATA (2023)
MAMI WATA (2023)

Trazendo um ar de fantasia e suspense à lista, Mami Wata (2023) é o terceiro longa-metragem do talentoso cineasta nigeriano C.J. “Fiery” Obasi. Este poderoso folclore do oeste africano recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Sundance para a Direção de Fotografia, que é assinado brilhantemente pela brasileira Lílis Soares.



MAMI WATA é uma divindade adorada pelos habitantes da remota vila de Iyi, na África ocidental. Mama Efe, sua representante, exerce autoridade espiritual na vila, até que a morte de uma criança perturba a paz da comunidade. O poder da divindade passa a ser questionado por aqueles com diferentes ideologias, e Prisca e Zinwe, filhas de Mama Efe, se unem para salvar sua aldeia e restaurar a glória de MAMI WATA em Iyi.


GAROTAS CABINAIS (1973)

Ivan Reitman


Canadá

  GAROTAS CABINAIS (1973)


Fechando a assustadora lista, temos Garotas Canibais (1973), um dos primeiros filmes realizados por Ivan Reitman, diretor de “Os Caça-Fantasmas” (1984). Os atores Eugene Levy e Andrea Martin estrelam este sangrento terrir canadense, que é apresentado em sua versão original exibida nos cinemas na década de 70, contendo o clássico sinal de alerta para o público fechar os olhos em caso de náusea.



O roteiro apresenta um casal vivendo férias românticas, até que eles se instalam em uma pequena e pitoresca pousada administrada por um trio de mulheres que os querem para o menu do dia seguinte.


ONDE ASSISTIR À FILMICCA



Nos apps para Smart TVs Samsung, LG ou com Android/Google TV (Philco, Sony, TCL, AOC, Phillips, entre outras), Apple TV e Amazon Fire TV. Disponível também em tablets e smartphones com sistema Android e iOS. Apps compatíveis com Chromecast.


SERVIÇO


Planos de Assinatura: R$ 24,90 no Plano Mensal e R$ 119,90* no Plano Anual no primeiro ano.


Passe Pix (Acesso com pagamento via Pix): R$ 14,90 (7 Dias de acesso) e R$ 99,90* (12 Meses de Acesso)


*Valor promocional válido de 31/10/2025 a 30/11/2025.


SOBRE A FILMICCA


Fundada por Gracielly Pinto, a FILMICCA é um streaming nacional e independente de cinema autoral e cult, do clássico ao contemporâneo, com lançamentos semanais, incluindo obras inéditas, exclusivas e de grandes festivais. Com uma curadoria que valoriza filmes realizados por mulheres, histórias LGBTQIAPN+, narrativas negras, obras de novos cineastas e de grandes diretores do cinema mundial, a FILMICCA possui um vasto acervo com cerca de 500 títulos disponíveis, incluindo obras de importantes realizadores como Chantal Akerman, Kiyoshi Kurosawa, André Novais Oliveira, David Cronenberg, Mia Hansen-Løve, Miloš Forman, Víctor Erice, Djibril Diop Mambéty, entre outros.


Comentários


©2023 por Lagoa Nerd. 

bottom of page