top of page

‘O SILÊNCIO DAS OSTRAS’: BÁRBARA COLEN LIDERA DRAMA SENSÍVEL SOBRE MEMÓRIA, PERDA E RESISTÊNCIA INSPIRADA EM TRAGÉDIAS BRASILEIRAS

Dirigido por Marcos Pimentel, filme inspirado em tragédias ambientais brasileiras chegou à FILMICCA nesta sexta-feira (16) com uma narrativa íntima e politicamente poderosa

‘O SILÊNCIO DAS OSTRAS’
O SILÊNCIO DAS OSTRAS

Dirigido por Marcos Pimentel, a FILMICCA recebe nesta sexta-feira (16), pela primeira vez no streaming no Brasil, o longa brasileiro ‘O Silêncio das Ostras’ (2024), protagonizado por Bárbara Colen, Lavínia Castelari e Sinara Telles.



Exibido no 26º Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, a obra acompanha a vida de Kaylane, vivida por Lavínia Castelari na infância e por Bárbara Colen na fase adulta, uma menina que nasce numa pequena vila de operários de uma mina em Minas Gerais. Conforme ela cresce, a jovem precisa aprender a lidar com as sucessivas perdas que a vida lhe reservou. Depois de perder todos os seus mundos, Kaylane insiste em sobreviver e resistir. 


Profundamente inspirado em tragédias reais, especialmente os desastres das barragens de Mariana, em 2015, e Brumadinho, em 2019, ‘O Silêncio das Ostras’ apresenta de forma sensível e politicamente contundente o olhar de alguém que testemunha o colapso social e ambiental da comunidade que depende da mineração, desde a decadência econômica e o abandono do povoado até os efeitos devastadores de barragens rompidas.


Bárbara Colen como Kaylane em ‘O Silêncio das Ostras’ (2024)
Bárbara Colen como Kaylane em ‘O Silêncio das Ostras’ (2024)

Vencedor do prêmio de Melhor Longa de Ficção no Los Angeles Art Film Festival e Melhor Direção e Fotografia no New York City Independent Film Festival, a obra de Marcos Pimentel é mais do que um simples filme, mas também uma lição sobre crescer, sobreviver e sonhar em meio à poeira, à lama e ao silêncio.



Marcos Pimentel é um cineasta mineiro cuja obra se destaca por um olhar sensível, poético e profundamente humanista, com forte diálogo com questões sociais, espirituais e territoriais, que construiu uma filmografia marcada pela observação do cotidiano e pela atenção aos silêncios. Além da ficção ‘O Silêncio das Ostras’, o catálogo da FILMICCA conta com outros três documentários do diretor: ‘A Parte do Mundo Que Me Pertence’ (2017), ‘Fé e Fúria’ (2019) e ‘Os Ossos da Saudade’ (2021).



O Silêncio das Ostras’ (2024) estreou nesta sexta-feira (16) na FILMICCA.


E mais!


Além de ‘Silêncio das Ostras’, chegam na FILMICCA nesta sexta-feira (16) outras três poderosas histórias: ‘O Estranho Caso de Angélica’ (2010), de Manoel de Oliveira; ‘Mr. Leather’ (2018), de Daniel Nolasco e ‘O Sonho’ (1987), produção da Palestina, Líbano e Síria dirigida por Mohammad Malas.


Pode o amor entre irmãos ser tão divino quanto o de uma mãe? Em Deus na Escuridão, Valter Hugo Mãe mostra a ligação profunda entre Pouquinho e Felicíssimo, marcada por fé, cuidado e um amor que desafia o mundo. Um romance delicado e inesquecível. https://amzn.to/4b01cP8


ONDE ASSISTIR À FILMICCA

No site: www.filmicca.com.brNos apps para Smart TVs Samsung, LG ou com Android/Google TV (Philco, Sony, TCL, AOC, Phillips, entre outras), Apple TV e Amazon Fire TV. Disponível também em tablets e smartphones com sistema Android e iOS. Apps compatíveis com Chromecast.


SOBRE A FILMICCA

Conheça o catálogo completo da FILMICCA: LINK


​Instagram FILMICCA: LINK

Fundada e criada por Gracielly Pinto, a FILMICCA é um streaming nacional e independente de cinema autoral e cult, do clássico ao contemporâneo, com lançamentos semanais, incluindo obras inéditas, exclusivas e de grandes festivais.

Com uma curadoria que valoriza filmes realizados por mulheres, histórias LGBTQIAPN+, narrativas negras, obras de novos cineastas e de grandes diretores do cinema mundial, a FILMICCA possui um vasto acervo com cerca de 500 títulos disponíveis, incluindo obras de importantes realizadores como Chantal Akerman, Kiyoshi Kurosawa, André Novais Oliveira, David Cronenberg, Mia Hansen-Løve, Miloš Forman, Víctor Erice, Djibril Diop Mambéty, entre outros.


©2023 por Lagoa Nerd. 

bottom of page