SATO CINEMA EXIBIRÁ 17 LONGAS ASIÁTICOS DURANTE A 49ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA EM SÃO PAULO
- Lagoa Nerd

- 14 de out.
- 10 min de leitura
Sessões ocorrem nos dias 19, 25 e 26 de outubro no SATO CINEMA, na Liberdade

A 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo começa no dia 16 de outubro e vai dominar as salas de cinema de toda a cidade, inclusive o Sato Cinema! Serão exibidos ao todo 17 filmes no espaço, todos de origem asiática ou falados em idiomas orientais — como cazaque, coreano, japonês, mandarim, mongol, ruainga e tibetano.
As exibições ocorrerão nos dias 19, 25 e 26 de outubro. O primeiro dia será encerrado com o clássico filme japonês de Shōhei Imamura, ‘Chuva Negra’. O filme, vencedor do Grande Prêmio Técnico no Festival de Cannes de 1989, conta a história de uma família sobrevivendo às consequências da bomba de Hiroshima, cinco anos após o ataque.
No segundo dia de exibições no Sato Cinema, o longa-metragem ‘No Other Choice’ faz sua estreia no Brasil. Dirigido por Park Chan-wook, o filme é o selecionado sul-coreano para tentar concorrer ao Oscar de Melhor Filme Internacional no ano que vem, e conta a história de um homem que, após perder o emprego, busca se recolocar profissionalmente custe o que custar — mesmo que o preço seja se tornar um assassino em série para eliminar seus concorrentes.
O terceiro e último dia tem como destaque o filme ‘Duas Estações, Dois Desconhecidos’, dirigido por Sho Miyake, que conta duas histórias em estações do ano diferentes, onde em cada uma duas pessoas desconhecidas se encontram por acaso e vivem aventuras. O filme ganhou o Leopardo de Ouro no Festival de Locarno, o maior prêmio da competição.
Confira abaixo a programação completa:
19 DE OUTUBRO (SÁBADO)
10h00 - Nuvens Passageiras Obscurecem o Sol
11h45 - Luz
13h45 - O Botânico
15h30 - Terra Perdida
17h30 - De Volta Para Casa
19h00 - Chuva Negra + Alma Errante - Hibakusha
25 DE OUTUBRO (SÁBADO)
10h00 - Uma História Sobre o Fogo
12h00 - Queerpanorama
14h00 - O Mundo do Amor
16h30 - No Other Choice
19h20 - Resurrection
26 DE OUTUBRO (DOMINGO)
10h00 - Rosemead
12h00 - O Cerco
14h30 - Te Amo Daqui Até a Lua
16h30 - Duas Estações, Dois Desconhecidos
18h15 - Left-Handed Girl
20h30 - Spirit World: Uma Jornada Espiritual
NUVENS PASSAGEIRAS OBSCURECEM O SOL (FLOATING CLOUDS OBSCURE THE SUN) - 2024
Direção: Shen Tao
Roteiro: Junfang Qin
País(es): China
Idioma(s): Mandarim (Legendado)
Duração: 89 minutos
Elenco: Xiang Shizhen, He Qiang, Long Zezhi, Shen Shiyu
Sinopse: Tianzhen, uma mulher de meia-idade que vive numa aldeia remota no sul da China, é uma dona de casa cujo marido, Bai Wenjun, faleceu há alguns anos. Sua filha, Bai Can, é casada e vive no condado, enquanto seu filho, Bai Guang, se estabeleceu em Xangai com a esposa. Depois de passar metade da vida criando os filhos e cuidando dos pais idosos, Tianzhen finalmente se vê com tempo — algo que não tinha há décadas. Mas o silêncio repentino a perturba. Sem ninguém para cuidar e nada para preencher seus dias, um sentimento de inquietação toma conta dela. Ela anseia por deixar sua cidade natal e conhecer o mundo além das montanhas, mas esse desejo permanece como um plano nunca realizado. Quando seu filho retorna de Xangai para uma visita, as linhas entre realidade e imaginação começam a se confundir. Seu mundo imóvel e familiar começa a se transformar — sonhos, memórias e anseios se entrelaçam…
LUZ (LUZ) - 2025
Direção e Roteiro: Flora Lau
País(es): Hong Kong, China
Idioma(s): Inglês, Francês, Mandarim (Legendado)
Duração: 102 minutos
Elenco: Isabelle Huppert, Sandrine Pinna, Guo Xiao Dong, Huang Lu, David Chiang, Deng En Xi
Sinopse: No cintilante néon das ruas de Chongqing, na China, um ex-detento procura desesperadamente sua filha. Enquanto isso, uma galerista de Hong Kong vai até Paris para lidar com a doença de sua madrasta. Essas vidas distintas se cruzam em um mundo de realidade virtual chamado LUZ, onde um animal místico revela de maneira inesperada verdades ocultas, dando início a uma jornada de descobertas e conexões.
O BOTÂNICO (THE BOTANIST) - 2025
Direção e Roteiro: Jing Yi
País(es): China
Idioma(s): Mandarim, Cazaque (Legendado)
Duração: 86 minutos
Elenco: Yesl Jahseleh, Ren Zihan, Jalen Nurdaolet, Sarhet Eramazan, Songhat Jomajan
Sinopse: Em um vilarejo distante em Xinjiang, na China, um jovem cazaque chamado Arsin encontra algum alento na companhia de plantas. Logo ele conhece Meiyu, uma garota bem-humorada da etnia Han, cujo comportamento imprevisível o lembra de uma planta rara e sobrenatural. Enquanto a amizade deles floresce, essa relação se aprofunda em uma delicada alegoria onírica que confunde os limites entre a realidade e o mundo encantador da botânica.
TERRA PERDIDA (LOST LAND) - 2025
Direção e Roteiro: Akio Fujimoto
País(es): Japão, França, Malásia, Alemanha
Idioma(s): Ruainga (Legendado)
Duração: 99 minuto
Elenco: Shomira Rias Uddin Muhammad, Shofik Rias Uddin
Sinopse: Depois de viver em um campo de refugiados em Bangladesh, Shafi, um menino de quatro anos, e sua irmã Somira, de nove, embarcam em uma jornada perigosa rumo à Malásia com um grupo de outros refugiados rohingya, na esperança de se reunirem com sua família. Eles passam dias que parecem intermináveis em um barco de contrabandistas superlotado, até que um incidente no mar os deixa sozinhos – e perdidos – na Tailândia. Mas a bondade das pessoas que encontram pelo caminho, aliada ao seu espírito indomável, acaba revelando a eles que nunca estão sozinhos no mundo, não importa o quão longe de casa possam estar.
DE VOLTA PARA CASA (BACK HOME) - 2025
Direção: Tsai Ming-liang
País(es): Taiwan
Duração: 70 minutos
Sinopse: Neste documentário, Anong retorna ao Laos, acompanhado por Tsai Ming-liang. Rebanhos vagueiam, o vento balança as árvores, e as luzes oscilam na superfície da água. Nesta terra de ninguém, as casas abandonadas permanecem silenciosas — mas cada uma parece ter um rosto diferente, contando silenciosamente sua própria história. Uma filmadora. Uma câmera. E um filme foi feito.
CHUVA NEGRA (BLACK RAIN) - 1989
Direção: Shohei Imamura
Roteiro: Shohei Imamura e Toshiro Ishido
País(es): Japão
Idioma(s): Japonês (Legendado)
Duração: 123 minutos
Elenco: Yoshiko Tanaka, Kazuo Kitamura, Etsuko Ichihara, Shoichi Ozawa, Norihei Miki
Sinopse: Cinco anos se passaram desde que a bomba atômica atingiu Hiroshima, matando milhares de pessoas. Ainda assim, a população sobrevivente sofre com a radiação deixada pelo bombardeio, que por muitas vezes chega na forma de uma chuva negra. Nesse cenário, Yasuko, seu tio e sua tia são forçados a lidar com as provações dessa catástrofe. Baseado no livro homônimo de Masuji Ibuse.
O curta-metragem ‘ALMA ERRANTE - HIBAKUSHA’ de Joel Yamaji será exibido juntamente à ‘CHUVA NEGRA’.
UMA HISTÓRIA SOBRE O FOGO (A STORY ABOUT FIRE) - 2025
Direção e Roteiro: Li Wenyu
País(es): China
Idioma(s): Mandarim (Legendado)
Duração: 85 minutos
Elenco: Yang Haoyu, Zhou Xun, Bei Yile, Kang Chunlei
Sinopse: Nesta animação inspirada em uma antiga lenda do povo Qiang, minoria étnica que habita as montanhas do sudoeste da China, o filme acompanha a trajetória de um macaco criado entre humanos. Seguindo os passos de sua mãe, Awubaji, ele parte rumo à Montanha Sagrada em busca do “segredo do calor”. Depois de enfrentar inúmeros desafios e perigos, o macaco consegue conquistar a pedra de fogo e, ao ter o pelo consumido pelas chamas, se transforma finalmente em um ser humano.
QUEERPANORAMA (QUEERPANORAMA) - 2025
Direção e Roteiro: Jun Li
País(es): Estados Unidos, Hong Kong, China}
Idioma(s): Mandarim (Legendado)
Duração: 87 minutos
Elenco: Jayden Cheung, Erfan Shekarriz, Phillip Smith, Arm Anatphikorn, Sebastian Mahito Soukup, Wang Ko Yuan, Zenni Corbin
Sinopse: Um homem gay se faz passar pelos homens com quem já fez sexo e leva essas novas personas para seus próximos encontros. Apenas fingindo ser outra pessoa ele consegue ser realmente ele mesmo.
O MUNDO DO AMOR (THE WORLD OF LOVE) - 2025
Direção e Roteiro: Yoon Ga-eun
País(es): Coreia do Sul
Idioma(s): Coreano (Legendado)
Duração: 119 minutos
Elenco: Seo Su-bin, Chang Hyae-jin, Kim Jeong-sik, Kang Chae-yun, Lee Jae-hee, Kim Ye-chang
Sinopse: A enigmática estudante de ensino médio de 17 anos, Lee Joo-in, é uma amiga alegre, uma filha sem vergonha, uma namorada travessa e uma pessoa sempre difícil de prever. Um dia, algumas palavras que ela diz em um acesso de raiva causam uma grande confusão. Depois, ela recebe bilhetes anônimos questionando seu comportamento e rachaduras começam a aparecer em seu mundo antes pacífico. Será que Joo-in, que queria apenas proteger seu mundo, conseguirá voltar a ser como era antes?
NO OTHER CHOICE (NO OTHER CHOICE) - 2025
Direção: Park Chan‑wook
Roteiro: Park Chan‑wook, Lee Kyoung-mi, Don Mckellar e Jahye Lee
País(es): Coreia do Sul
Idioma(s): Coreano (Legendado)
Duração: 139 minutos
Elenco: Lee Byung-hun, Son Ye-jin, Park Hee-soon, Lee Sung-min, Yeom Hye-ran, Cha Seung-won
Sinopse: Man-su, especialista em fabricação de papel com 25 anos de experiência, leva uma vida tão plena que pode dizer a si mesmo, com convicção: “Tenho tudo o que preciso”. Ao lado da esposa Miri, dos dois filhos e de seus cães, vive dias felizes, até ser surpreendido pela notícia de que foi demitido. O choque é devastador, mas, ainda assim, Man-su promete a si mesmo que encontrará um novo emprego em três meses pelo bem da família. Porém, a realidade se revela bem mais complicada. Apesar da determinação, ele passa mais de um ano pulando de entrevista em entrevista e se sustentando com um trabalho no comércio. Em pouco tempo, começa a correr o risco de perder a casa pela qual tanto lutou. No desespero, aparece de surpresa na Moon Paper para entregar seu currículo, mas acaba humilhado pelo gerente de linha Sun-chul. Convencido de que é mais qualificado do que qualquer candidato para trabalhar na empresa, Man-su toma uma decisão drástica: “Se não existe uma vaga para mim, vou ter que criá-la”. Adaptação do livro “O Corte”, de Donald E. Westlake.
RESURRECTION (RESURRECTION) - 2025
Direção: Bi Gan
Roteiro: Bi Gan, Zhai Xiaohui
País(es): China, França
Idioma(s): Mandarim (Legendado)
Duração: 160 minutos
Elenco: Jackson Yee, Shu Qi, Mark Chao, Li Gengxi, Huang Jue, Chen Yongzhong, Guo Mucheng, Zhang Zhijian, Chloe Maayan, Yan Nan
Sinopse: Em um mundo onde a humanidade já não consegue mais sonhar, apenas uma criatura permanece encantada pelas ilusões fugidias do reino onírico. À deriva em seus devaneios, esse monstro se agarra a visões que ninguém mais é capaz de enxergar — até que surge uma mulher. Com o raro dom de perceber essas imagens como elas realmente são, ela decide atravessar os sonhos do monstro, determinada a desvendar a verdade que nele se esconde.
ROSEMEAD (ROSEMEAD) - 2025
Direção: Eric Lin
Roteiro: Marilyn Fu
País(es): Estados Unidos
Idioma(s): Inglês, Mandarim
Duração: 97 minutos
Elenco: Lucy Liu, Lawrence Shou, Orion Lee, Jennifer Lim, Madison Hu, James Chen
Sinopse: Numa corrida contra o tempo, uma mulher doente vê seu mundo desmoronar ao descobrir as obsessões violentas de seu filho adolescente e precisa ir aos extremos para proteger o garoto — e, possivelmente, outras pessoas — neste retrato de uma família sino-americana. Inspirado em fatos reais.
O CERCO (TRAPPED) - 2025
Direção: Sagara
Roteiro: Sahaja e Sagara
País(es): China
Idioma(s): Mandarim, Tibetano, Mongol (Legendado)
Duração: 130 minutos
Elenco: Bai Ke, Xin Baiqing, Lang Yueting, Geng Le, Sun Ning, Li Xiaochuan, Zhang Benyu, Wang Yitong, Li Manxuan
Sinopse: Uma gangue de lunáticos, uma rajada de areia e um monte de dinheiro colidem sob a ameaça de uma tempestade que se aproxima. Em uma distante cidade fronteiriça, 44 bandidos fortemente armados lançaram repentinamente um ataque. A cidade se vê em uma situação desesperadora, sem combustível e sem comunicação. Havia apenas três policiais e uma única arma na cidade. “Coruja Noturna” Xia Ran trava um duelo de vida ou morte com o líder dessa gangue, Beishan. Sob o vulto de uma tempestade de areia, começa um confronto mortal.
TE AMO DAQUI ATÉ A LUA (I LOVE YOU TO THE MOON AND BACK) - 2024
Direção e Roteiro: Li Weiran
País(es): China
Idioma(s): Mandarim (Legendado)
Duração: 105 minutos
Elenco: Zhang Zifeng, Hu Xianxu
Sinopse: Uma viagem pode ser para a despedida ou, talvez, para o reencontro. Os recém-casados Lin Xiushan e Wang Rui trabalham em cidades diferentes. Eles se encontram uma vez por mês viajando em um trem lento. Ajustam o despertador, fazem amor e se separam novamente ao amanhecer. Em uma era sem celulares, essa era a norma dos relacionamentos à distância. No dia do Festival do Meio do Outono, os dois jovens inesperadamente ganham uma folga. Cada um deseja surpreender o outro, mas o destino tem outros planos. Ao longo do dia, eles continuam a se desencontrar enquanto viajam entre as duas cidades. Nos dois trens que seguem em direções opostas, se deparam com diferentes pessoas: algumas celebrando, outras se despedindo, outras diante da vida e da morte. Depois de um dia longo e exaustivo, o jovem casal prova tanto a doçura quanto a amargura da vida e do amor. Sob a lua vigilante, quando estão prestes a desistir, o destino finalmente parece atender às suas preces...
DUAS ESTAÇÕES, DOIS DESCONHECIDOS (TWO SEASONS, TWO STRANGERS) - 2025
Direção e Roteiro: Sho Miyake
País(es): Japão
Idioma(s): Japonês (Legendado)
Duração: 89 minutos
Elenco: Shim Eun Kyung, Yuumi Kawai, Mansaku Takada, Shiro Sano, Shinichi Tsutsumi
Sinopse: No verão, Nagisa, uma mulher da cidade, e Natsuo, um jovem que está visitando seus parentes, se encontram à beira-mar. Seus olhares perdidos refletem um no outro enquanto trocam palavras hesitantes e avançam pelo oceano encharcado pela chuva. No inverno, Li, uma roteirista em meio a um bloqueio criativo, viaja até um vilarejo coberto de neve com uma velha câmera deixada por um conhecido que já faleceu. Lá, encontra uma pousada isolada e um tanto peculiar, administrada pelo enigmático Benzo. Suas conversas raramente tem alguma conexão, mas juntos embarcam em uma aventura inesperada.
LEFT-HANDED GIRL (LEFT-HANDED GIRL) - 2025
Direção: Shih-Ching Tsou
Roteiro: Shih-Ching Tsou e Sean Baker
País(es): Taiwan, França, Estados Unidos, Reino Unido
Idioma(s): Mandarim (Legendado)
Duração: 109 minutos
Elenco: Janel Tsai, Shih-Yuan Ma, Nina Ye, Brando Huang, Akio Chen, Xin-Yan Chao
Sinopse: Uma mãe solo e suas duas filhas voltam a Taipei depois de anos vivendo no interior para trabalhar em um movimentado mercado noturno da cidade. Cada uma, à sua maneira, precisa se adaptar a esse novo ambiente para conseguir sobreviver e preservar a união da família. Três gerações de segredos familiares começam a ser revelados depois que a filha mais nova, canhota, ouve de seu avô, preso a costumes tradicionais, que ela nunca deve usar sua “mão do diabo”.
SPIRIT WORLD: UMA JORNADA ESPIRITUAL (SPIRIT WORLD) - 2024
Direção: Eric Khoo
Roteiro: Edward Khoo
País(es): França, Japão, Singapura
Idioma(s): Francês, Japonês (Legendado)
Duração: 94 minutos
Elenco: Catherine Deneuve, Takenouchi Yutaka, Sakai Masaaki, Fubuki Jun, Denden
Sinopse: A lendária cantora Claire Emery viaja até o Japão para uma última e concorrida apresentação, já com os ingressos esgotados. Quando o show termina, a vida de Claire na Terra também se encerra. Mas uma nova e inesperada vida no mundo espiritual — onde ela será guiada por Yuzo, um de seus maiores fãs — a aguarda.
Sato Cinema
R. São Joaquim, 381 - Liberdade, São Paulo
Próximo a Estação São Joaquim do Metrô
SOBRE A SATO COMPANY
Fundada em 1985, a Sato Company é pioneira na distribuição e referência em Animes e Tokusatsu, tendo em seu portfólio conteúdos asiáticos de sucesso de público e crítica como Akira, Ghost in the Shell, National Kid, Ultraman, Jaspion, Jiraiya, dentre muitos outros. Sua constante inovação hoje se traduz na produção e distribuição para cinema, televisão, OTT (SVOD/TVOD/AVOD). Atua também como agregadora de conteúdo e no licenciamento de produtos. Em 2024 foi responsável por trazer ao Brasil os filmes vencedores do Oscar
SOBRE O BUNKYO
Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, o Bunkyo foi fundada em 17 de dezembro de 1955 com uma missão de grande significado para a comunidade nipo-brasileira e ao relacionamento Brasil-Japão, como organizar as comemorações do cinquentenário da imigração japonesa no Brasil em 1958. E assim foi feito. E, essa referência da representatividade do Bunkyo atribuída desde o seu nascimento tem sido preservada (e praticada) ao longo desses anos.






Comentários