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SESSÃO VITRINE PETROBRAS SE CONSOLIDA E CELEBRA CONQUISTAS COM A RETOMADA DO PROJETO NO ÚLTIMO ANO

Foram 10 filmes nacionais lançados no circuito comercial. Projeto alcançou mais de 100 mil pessoas em 140 cidades de todos os estados do Brasil e promoveu mais de 30 oficinas.


SESSÃO VITRINE PETROBRAS

Um dos principais projetos de distribuição de longas nacionais dos últimos anos, a SESSÃO VITRINE PETROBRAS é uma iniciativa de exibição conjunta de filmes brasileiros em salas de cinema, conduzida pela distribuidora Vitrine Filmes. Com produções cinematográficas a preços acessíveis, o projeto contou com a parceria consolidada de exibidores e também a de novos apoiadores, como o Cinesystem e Cinépolis, e encerra o ano tendo lançado 10 filmes nacionais que alcançaram mais de 100 mil pessoas.



O programa organiza projeções acompanhadas por discussões e promove oficinas, com a missão central de fomentar o interesse do público pelo cinema brasileiro. Nesse ano, foram promovidas mais de 45 sessões debate e realizadas mais de 30 oficinas. 



“A Petrobras contribui para o desenvolvimento do país de diferentes formas, e o apoio à Cultura é uma delas. A empresa tem orgulho de valorizar o cinema brasileiro patrocinando e dando nome a iniciativas como a Sessão Vitrine Petrobras”, destaca Alessandra Teixeira, gerente de Patrocínio da Petrobras.



Em novembro de 2023, o Projeto lançou o clássico contemporâneo “Durval Discos", de Anna Muylaert. Os negativos, guardados na Cinemateca Brasileira, estavam em excelente qualidade e, portanto, foi possível realizar o processo de digitalização, viabilizado graças ao patrocínio da Petrobras para o projeto. O longa foi rodado em super 35mm, para ser exibido em Scope, e foi digitalizado em 4k.



Ao incluir filmes de patrimônio nesta nova etapa, a SESSÃO VITRINE PETROBRAS promove o resgate da memória audiovisual nacional e favorece a formação de uma cultura cinematográfica baseada em referências brasileiras, ação essencial para a valorização do nosso cinema.



Em dezembro de 2023, o projeto lançou nos cinemas “Propriedade”, de Daniel Bandeira, um suspense dramático que figurou no TOP 10 da Netflix meses após o lançamento em cinemas. A animação "Bizarros Peixes das Fossas Abissais" estreou em janeiro de 2024, com direção do premiado diretor de curtas de animação Marão e vozes de Natália Lage, Rodrigo Santoro e Guilherme Briggs. Em março, foi a vez de “Nada Será Como Antes - A Música do Clube da Esquina”, de Ana Rieper, documentário brasileiro mais visto de 2024 em salas de cinema.



Em abril, estreou o prestigiado “Sem Coração”, primeiro longa de Nara Normande e Tião. Em maio, o Projeto anunciou a digitalização e lançamento de um dos maiores clássicos do cinema nacional: “A Hora da Estrela”, de Suzana Amaral, baseado em um dos livros mais vendidos e cultuados da autora Clarice Lispector. A obra foi agraciada em 1985 com o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim, para a gigante atriz paraibana Marcélia Cartaxo.



Em junho, mês do orgulho LGBTQIAP +, para celebrar e promover reflexões sobre a data, o Projeto levou aos cinemas o premiado “Tudo que Você Podia Ser”, de Ricardo Alves Jr. Em julho, foi a vez da animação “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca”, dirigida por Diego M. Doimo, Eduardo Perdido e Tiago MAL, considerada uma das animações brasileiras mais vistas de 2024 em salas de cinema até o momento. Em agosto, estreou o premiado em Berlim “Cidade; Campo”, de Juliana Rojas, que fala sobre migração entre o meio urbano e o rural. Em setembro, o Projeto abriu espaço para as reflexões de uma juventude desiludida, com o lançamento de “Sofia Foi”, de Pedro Geraldo.



A SESSÃO VITRINE PETROBRAS vem se consolidando novamente e já conseguiu alcançar resultados simbólicos em um curto período de tempo. Por meio da preservação de filmes patrimônio como: a restauração digital de “A Hora da Estrela” de Suzana Amaral e a digitalização de “Durval Discos” de Anna Muylaert, ambos relançados em salas de cinema, o selo segue fomentando o interesse do público pelo audiovisual nacional.“Graças ao patrocínio da Petrobras é possível incluir filmes de patrimônio entre os lançamentos da SESSÃO VITRINE PETROBRAS, resgatando a memória do audiovisual nacional e favorecendo a formação de uma cultura cinematográfica baseada em referências brasileiras, ação essencial para a valorização do nosso cinema”, afirma Silvia Cruz, criadora do projeto e sócia-fundadora da Vitrine Filmes “a Sessão Vitrine Petrobras é um projeto ímpar do Brasil e, desde o início da Vitrine, ele vem abrindo portas para o cinema brasileiro e batendo recordes. É emocionante finalizar essa edição com tantos resultados surpreendentes ao lado de parceiros de longa data, ainda temos muito para conquistar e esse, com certeza, é só o início”, completa Silvia.



Ao promover ações formativas, realizar oficinas com autores, e até criar novas iniciativas como o videocast “A Dobra”, apresentado pela atriz Maeve Jinkings (que já contabiliza 360 mil visualizações nas redes), o Projeto busca, cada vez mais, aproximar os realizadores e suas obras do público.



Ao longo de seus mais de 10 anos, o selo Sessão Vitrine lançou filmes de diretores como Kleber Mendonça Filho, Caroline Leone, Adirley Queirós, Juliana Antunes, Gabriel Mascaro e Anita Rocha da Silveira. Ao todo, foram 80 títulos, que chegaram a milhares de espectadores nos cinemas, seguindo seu propósito de distribuição coletiva e difusão de filmes brasileiros em todo o país.



Em breve, a SESSÃO VITRINE PETROBRAS divulgará os filmes de 2025 a serem lançados nos cinemas e muito mais novidades.


Mais informações sobre a SESSÃO VITRINE PETROBRAS:







Os ingressos são vendidos a preço reduzido.



Sobre o Patrocínio


A Petrobras é uma das principais empresas do país. Atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, tendo como compromisso o desenvolvimento sustentável para uma transição energética justa e inclusiva.



A Cultura é também uma energia na qual a companhia investe, patrocinando há mais de 40 anos projetos que contribuem para a cultura brasileira e se fazem presentes em todos os Estados brasileiros.



Sobre a Vitrine Filmes


​​Desde 2010, a Vitrine Filmes já distribuiu mais de 250 filmes e alcançou milhares de espectadores apenas nos cinemas do Brasil. Entre seus maiores sucessos estão “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2019; “O Processo”, de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional; e “Druk: Mais Uma Rodada”, de Thomas Vinterberg, vencedor do Oscar® de Melhor Filme Estrangeiro em 2021.



Hoje a Vitrine Filmes faz parte do Grupo Vitrine, que conta com selos e iniciativas diversas a fim de atender diversas áreas do mercado, são eles: Vitrine España que há 4 anos produz e distribui longas-metragens na Europa; Vitrine Lab, curso on-line sobre distribuição cinematográfica, vencedor do prêmio de distribuição inovadora do Gotebörg Film Fund 2021; Manequim Filmes, selo com distribuição de filmes com apelo a um público com sucessos como “Nosso Sonho - A História de Claudinho e Buchecha”, filme brasileiro mais assistido em salas de cinema em 2023; Sessão Vitrine Petrobras que volta com lançamentos brasileiros premiados e aclamados pela crítica e festivais com ingressos reduzidos como “Sem Coração” e relançamento de “A Hora da Estrela”; e Vitrine Produções, que produz e coproduz curtas, documentários e longas-metragens, dentre eles "O Nosso Pai", curta de Anna Muylaert exibido no Festival de Brasília, “Levante”, de Lillah Halla, vencedor do prêmio FIPRESCI na Semana da Crítica 2023, e “Retratos Fantasmas”, Kléber Mendonça Filho, documentário mais visto dos últimos 8 anos nos cinemas e também exibido em Cannes em 2023.

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