top of page

VITRINE FILMES TEM 7 LONGAS PREMIADOS NA MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SP

Seleção inclui ‘Jovens Mães’, novo filme dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, que serão homenageados com o Prêmio Humanidade


A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS
A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS

Da infância à maturidade, a seleção que a Vitrine Filmes leva para a 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acompanha personagens femininas fortes atravessando diversas experiências em momentos diferentes de suas vidas, além de um thriller erótico, com temática LGBTQIAPN+, e o super aguardado O AGENTE SECRETO, exibido pela primeira vez na cidade. A lista traz longas premiados dentro e fora do país, dirigidos por veteranos do porte dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne — que serão homenageados pelo festival com o Prêmio Humanidade — e estreantes como as brasileiras Rafaela Camelo e Carol Rodrigues.



É Rafaela Camelo, por sinal, quem assina A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS, belo coming of age sobre Glória e Sofia, duas meninas de 10 anos que se conhecem num hospital e atravessam os limites da imaginação para encaixar as despedidas da vida real em suas histórias. O filme estreou no Festival de Berlim e ganhou três prêmios no Festival de Gramado (melhor atriz coadjuvante, melhor trilha e Prêmio Especial do Júri).



Os Dardenne, conhecidos por seus filmes de temática social, apresentam a história de cinco adolescentes que lidam com a gravidez precoce e enfrentam conflitos familiares e dificuldades financeiras em JOVENS MÃES. Com olhar humanista, os cineastas mergulham nas individualidades das jovens, o que lhes rendeu um prêmio de roteiro em Cannes. O filme é o candidato da Bélgica ao Oscar.


Em O RISO E A FACA, coprodução brasileira dirigida pelo português Pedro Pinho, Cleo Diára interpreta uma mulher libertária que aprendeu a sobreviver numa megalópole africana. É ela quem transforma para sempre a vida de um engenheiro europeu que chega ao lugar. Pelo papel, a cabo-verdiana venceu o prêmio de melhor atriz na seção Un Certain Regard, de Cannes. A equipe do filme está no Brasil e acompanhará as sessões.



ATO NOTURNO, thriller erótico dos diretores e roteiristas brasileiros Marcio Reolon e Filipe Matzembacher (“Tinta Bruta”, “Beira-Mar”) chega após grande destaque na edição 2025 do Festival do Rio, com três Troféus Redentor (melhor roteiro, ator e fotografia, além do Prêmio Félix como obra LGBT). O longa acompanha Matias (Gabriel Faryas), um ator em início de carreira que busca sua primeira grande chance ao estrelato em Porto Alegre, participando de um respeitado grupo de teatro.


CRIADAS é um drama potente de realismo fantástico dirigido por Carol Rodrigues e  protagonizado por Mawusi Tulani e Ana Flavia Cavalcanti. A dupla foi premiada no Festival do Rio, dividindo o troféu de melhor atriz da Mostra Novos Rumos. Abordando o polêmico tema colorismo, o filme expõe traumas provocados pelo resquício escravocrata da relação patroa x funcionária do lar em primas criadas juntas.


EXPLODE SÃO PAULO, GIL é uma ousada mistura de documentário e ficção dirigida por Maria Clara Escobar. Coescrito por sua contagiante protagonista, uma mulher que trabalha como diarista e sonha em ser cantora, o longa traz para os holofotes sua própria polêmica: Gil trabalha na casa de Maria Clara e o filme só existe a partir de uma relação de poder. Ganhou direção e atriz no Olhar de Cinema.

O AGENTE SECRETO
O AGENTE SECRETO

Novo longa-metragem de Kleber Mendonça Filho, O AGENTE SECRETO inicia sua trajetória em São Paulo, antes da aguardada estreia nacional marcada para 6 de novembro. Ambientado em 1977, o thriller político acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura. Vencedor de quatro premios no Festival de Cannes, incluindo as Palmas de Ouro de melhor direção e melhor ator, além do Prêmio FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) e “Art et Essai”, concedido pela AFCAE (Associação Francesa de Cinema d'Art et d'Essai).


Sete  histórias poderosas que reforçam o compromisso da Vitrine Filmes com o cinema de autor, a produção independente e engajada. E que chegam ao público brasileiro na próxima Mostra de Cinema de São Paulo.


EXPLODE SÃO PAULO, GIL, de Maria Clara Escobar


EXPLODE SÃO PAULO, GIL,
EXPLODE SÃO PAULO, GIL,

Sinopse: Gil sempre quis ser cantora. Mudou-se para São Paulo com sua esposa quando tinha 20 anos para realizar esse sonho. Trabalha desde então como faxineira. Maria Clara lhe propõe fazer um filme. Gil se torna famosa, elas explodem duas cidades e refletem sobre sonhos, trabalho e esquecimento.

Direção | Maria Clara Escobar

Roteiro | Maria Clara Escobar e Gildeane Leonina

Elenco | Gildeane Leonina, Ivaneide Cavalaro, Gilda Nomacce, Maria Clara Escobar

Exibições na Mostra

17/10 – 21h45 – Espaço Petrobras de Cinema – Sala 1

18/10 – 19h00 – Museu da Língua Portuguesa

26/10 – 16h50 – Cinesesc


JOVENS MÃES, de Jean-Pierre e Luc Dardenne


JOVENS MÃES
JOVENS MÃES

Sinopse: Cinco jovens mulheres — Jessica, Perla, Julie, Ariane e Naïma — vivem juntas em um abrigo para mães adolescentes na região de Liège, Bélgica. Cada uma enfrenta, à sua maneira, as consequências de uma maternidade precoce, tentando cuidar de seus filhos enquanto encara o peso de suas próprias ausências e feridas. 


Direção e Roteiro | Jean-Pierre e Luc Dardenne

Elenco | Babette Verbeek, Elsa Houben, Janaina Halloy Fokan, Lucie Laruelle, Samia Hilmi, Jef Jacobs, Gunter Duret

Exibições na Mostra

26/10 – 21h00 – Cinemateca Sala Petrobras

28/10 – 21h20 – Espaço Petrobras de Cinema - Sala 2

29/10 – 21h00 – Cinesesc30/10 – 19h40 – Cultura Artística.


A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS, de Rafaela Camelo


A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS

Sinopse: Glória tem 10 anos e passa as férias no hospital onde sua mãe trabalha como enfermeira. Lá ela conhece Sofia, uma menina que está convencida de que a piora na saúde da bisavó é causada pela internação no hospital. Unidas pelo desejo de sair dali, as crianças encontram conforto na companhia uma da outra. Quando a partida se torna inevitável, as meninas e suas mães seguem para um refúgio no interior de Goiás para passar os últimos dias de um verão inesquecível.

Direção e Roteiro | Rafaela Camelo

Elenco | Laura Brandão, Serena, Larissa Mauro, Camila Márdila, Aline Marta Maia

Exibições na Mostra

27/10 – 19:40 – Reserva Cultural – Sala 2

28/10 – 19:20 – Cinemateca – Sala Oscarito



O RISO E A FACA, de Pedro Pinho


O RISO E A FACA
O RISO E A FACA

Sinopse: Sérgio viaja a uma metrópole da África Ocidental. Vai trabalhar como engenheiro ambiental para uma ONG, na construção de uma estrada entre o deserto e a selva. Ali, envolve-se numa relação íntima, mas desequilibrada, com dois habitantes da cidade: Diára e Gui. À medida que adentra às dinâmicas neocoloniais da comunidade de expatriados, esse laço frágil torna-se o seu último refúgio perante a solidão ou a barbárie.

Direção | Pedro Pinho

Roteiro | Pedro Pinho, Miguel Seabra Lopes, José Filipe Costa, Luísa Homem, Marta Lança, Miguel Carmo, Tiago Hespanha, Leonor Noivo, Luís Miguel Correia e Paul Choque

Elenco | Sérgio Coragem, Cleo Diára, Jonathan Guilherme, Renato Sztutman, Jorge Biague, Bruno Zhu, Kody McCree e Everton Dalman

Exibições na Mostra

17/10 – 19:30 – Reserva Cultural 2

26/10 – 17:15 – Espaço Petrobras de Cinema 3


ATO NOTURNO, de Filipe Matzembacher, Marcio Reolon


ATO NOTURNO
ATO NOTURNO

Sinopse: O longa acompanha Matias (Faryas), um ator em início de carreira que busca sua primeira grande chance ao estrelato em Porto Alegre, participando de um respeitado grupo de teatro. Quando a notícia de que uma grande série será rodada na cidade chega à trupe, a já saliente rivalidade entre o protagonista e seu colega de apartamento, Fabio (Henrique Barreira), se acirra. Mas Matias tem um obstáculo ainda mais desafiador se quiser conseguir o papel do galã: para ter uma chance de realizar seu sonho, o jovem terá que esconder parte de quem é e ceder às convenções de gênero.

Direção e Roteiro | Filipe Matzembacher, Marcio Reolon

Elenco | Gabriel Faryas, Cirillo Luna, Henrique Barreira, Ivo Müller, Kaya Rodrigues, Larissa Sanguiné, Gabriela Greco, Antonio Czamanski

Exibições na Mostra

23/10 - 21:15 — Reserva Cultural, Sala 2

27/10 – 15:40 — Espaço Petrobras de Cinema 3


CRIADAS, de Carol Rodrigues


CRIADAS
CRIADAS

Sinopse: Sandra retorna à casa de sua prima Mariana em busca de uma foto de sua falecida mãe, que trabalhou ali como empregada residente para os pais de Mariana. Embora tenham sido criadas juntas, Sandra, negra de pele escura, e Mariana, negra de pele clara, viveram naquela casa de formas muito diferentes. Ao se reconectarem, memórias há muito enterradas tomam forma ao redor delas. Fantasmas da infância, da ancestralidade e de um amor que nunca foi embora completamente.

Direção e roteiro | Carol Rodrigues

Elenco | Mawusi Tulani, Ana Flavia Cavalcanti, Sarito Rodrigues, Ivy Souza, Rudimira Fula, Vitória Marques Rodrigues, Alice de Jesus Feitosa, Alli Willow, Tom Nunes e Jerry Gilli

Exibições na Mostra

27/10 - 21:15 - Espaço Petrobras de Cinema Sala 2

30/10 - 15:40 - Reserva Cultural Sala 1


O AGENTE SECRETO, de Kleber Mendonça Filho


O AGENTE SECRETO
O AGENTE SECRETO

Sinopse: Brasil, 1977. Fugindo de um passado misterioso, Marcelo, um especialista em tecnologia na casa dos quarenta, volta ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.Direção e roteiro | Kleber Mendonça Filho

Elenco | Wagner Moura, Maria Fernanda Candido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Alice Carvalho, Tânia Maria, Isabél Zuaa, Ítalo Martins, João Vitor Silva, Laura Lufési, Licínio Januário, Robério Diógenes, Roney Villela, Suzy Lopes, Thomás Aquino, Udo Kier, Wilson Rabelo e outros.


Exibições na Mostra

24/10 - 15:40 - Cinemateca Sala Petrobras

25/10 - 16:40 - Cinesesc

28/10 - 20:00 - Cultura Artística

29/10 - 19:40 - Espaço Petrobras de Cinema Sala 1


SOBRE A VITRINE FILMES

A Vitrine Filmes é uma distribuidora de cinema independente que, há 15 anos, promove e valoriza o audiovisual brasileiro e latino-americano. Foi pioneira na descentralização do circuito exibidor com o projeto Sessão Vitrine Petrobras e, desde 2020, vem ampliando sua atuação com iniciativas como a Vitrine España, dedicada à produção e distribuição de filmes na Europa; o selo Manequim, voltado a títulos para grandes públicos; o curso online Vitrine Lab; e a Vitrine Produções, focada no desenvolvimento de novos projetos brasileiros.

Mais de 5 milhões de pessoas já assistiram aos filmes da Vitrine nos cinemas. Entre os destaques do catálogo estão "Bacurau", vencedor do Prêmio do Júri em Cannes; "Druk - Mais Uma Rodada", vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro; e "Nosso Sonho", a cinebiografia de Claudinho e Buchecha, maior bilheteria nacional em 2023.

Em 2025, a Vitrine lançou "Baby", de Marcelo Caetano; “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal;  "Saneamento Básico" e "Ilha das Flores", de Jorge Furtado, com cópias remasterizadas em 4K; “Um Lobo Entre os Cisnes”, cinebiografia do bailarino Thiago Soares; e "O Último Azul", de Gabriel Mascaro, vencedor do Urso de Prata em Berlim. Em novembro, a Vitrine leva para os cinemas "O Agente Secreto", novo longa de Kleber Mendonça Filho, que recebeu os prêmios de melhor direção e melhor ator (Wagner Moura) na competição principal do Festival de Cannes e escolhido para representar o Brasil no Oscar em 2026.

©2023 por Lagoa Nerd. 

bottom of page