top of page

Convidado para o NYFF - New York Film Festival, “Retratos Fantasmas” inicia campanha para pré Oscar

O filme abre o Festival de Gramado neste sábado em sessão especial fora de competição. Começam pré-estreias em mais de 40 cidades com sessões esgotadas no Brasil e em Portugal

Retratos Fantasmas
Retratos Fantasmas

O longa-metragem “Retratos Fantasmas”, dirigido por Kleber Mendonça Filho (“O Som ao Redor”, “Aquarius” e “Bacurau”), prepara-se para chegar aos cinemas do Brasil e de Portugal no dia 24 de agosto, simultaneamente. Em outubro, será lançado nas salas da Espanha e, em novembro, nos cinemas da França e Estados Unidos. “Nossos distribuidores estrangeiros estão na mesma frequência do filme, a de priorizar que ‘Retratos Fantasmas’, um filme de cinema sobre o cinema, tenha lançamentos apenas em salas num primeiro momento”, comenta Emilie Lesclaux, produtora do filme.

CANNES & NOVA YORK e OSCAR – ‘Retratos Fantasmas’ teve sua estreia mundial em maio, no Festival de Cannes na seleção Special Screening. O filme já conta com mais de 30 convites para Festivais Internacionais de cinema com exibições já cumpridas em Munique, na Alemanha, Sydney e Melbourne, na Austrália.

Nesta terça-feira, o prestigioso NYFF – New York Film Festival, que será realizado em setembro e outubro no Lincoln Center, anunciou a seleção de ‘Retratos Fantasmas’ na categoria Main Slate – a seleção principal do festival. O NYFF reúne tradicionalmente os filmes de maior prestígio do ano no mundo e é a porta de entrada número um nos Estados Unidos de filmes lançados em Berlim, Cannes e Veneza. O NYFF e a imprensa em torno dos filmes no festival são também o início das conversas em torno da “temporada de prêmios”.

“Com a carreira que ‘Retratos Fantasmas’ vem construindo, e com o que ainda será divulgado fora do Brasil, creio que devemos submeter o filme como representante do país no Oscar. Faz parte do trabalho e vamos onde o filme vai”, diz Emilie Lesclaux.

GRAMADO – No Brasil, a primeira exibição em território brasileiro será na noite de abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado, neste sábado, dia 12 de agosto, em sessão única fora de competição. “Retratos Fantasmas” marca a volta de Kleber Mendonça Filho ao Festival de Gramado, onde também apresentou seus filmes “Crítico”, “O Som ao Redor”, “Aquarius” e “Bacurau”.

Kleber Mendonça Filho seguirá de Gramado para uma agenda extensa de pré-estreias em nove cidades brasileiras. “Eu gosto de trabalhar no lançamento dos filmes, de estar nas sessões, ainda mais num filme sobre as cidades e, especialmente, sobre o ato de ir ao cinema”, afirma o diretor.

PRÉ-ESTREIAS - Nas últimas três semanas, as pré-estreias até agora vendidas antecipadamente em Portugal (via distribuidora Nitrato Filmes) e no Brasil (Vitrine Filmes) tiveram todos seus ingressos esgotados. De Porto e Lisboa a Recife, São Paulo e Rio de Janeiro. “Observamos um interesse fora da curva pelo filme, tanto em cinemas de rua como já em salas de shopping centers e multiplex”, conta Silvia Cruz, da Vitrine, distribuidora do filme no Brasil.

As pré-estreias brasileiras estarão acontecendo a partir da próxima semana, incialmente em cinemas de rua, onde o público pode imergir na experiência do filme. Para o lançamento simultâneo no Brasil e Portugal foram programadas sessões de pré-estreias em cinemas de rua de várias cidades. As exibições no Cinema São Jorge (Lisboa, com 854 lugares) e no Cinema Trindade (Porto) ficaram lotadas e foi aberta uma nova sala para atender à demanda no Porto.

No Brasil, as pré-vendas on-line no histórico Teatro do Parque (800 lugares), centro do Recife, se esgotaram em minutos e foi aberta sessão extra. A avant première pernambucana será no dia 14 de agosto, no cenário central do filme – Recife.

Depois, estão programadas pré-estreias em São Paulo, dia 15, no Espaço Itaú Augusta, e no Rio de Janeiro, no dia 16, no Cine Odeon, dia 17, no Estação Net Botafogo, onde ocorrerá debate mediado pela jornalista Thalita Ferraz. Em breve serão abertas as vendas de ingresso para uma nova sessão no Rio de Janeiro, que será realizada no dia 18, no Cine Arte UFF, seguida de debate mediado por João Luiz Vieira. Estão previstas ainda pré-estreias em Salvador, Brasília, Porto Alegre e Fortaleza.

40 CIDADES – No final de semana que antecede o lançamento nacional em 24 de agosto, a Vitrine Filmes antecipa que cerca de 40 cidades já poderão ver o filme em pré-estreias pagas. “Acreditamos que o boca a boca de ‘Retratos Fantasmas’ é incomum, e quanto mais o filme for visto, melhor para que o público tenha tempo de comunicar o quanto trata-se de uma sessão de cinema muito especial”, opina Felipe Lopes, codiretor da Vitrine Filmes.

Com produção da CinemaScópio Produções, coprodução e distribuição nacional da Vitrine Filmes, Retratos Fantasmas é fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem, e traz o centro da cidade do Recife como personagem principal, sendo um espaço histórico e humano, revisitado através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século XX.

4 visualizações0 comentário
bottom of page